Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3576
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMAGEM E PENSAMENTO.pdf11,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarneiro, Maria Helena da Silva-
dc.contributor.authorQueiroz, Nádia Maria de-
dc.date.accessioned2010-02-09T00:01:32Z-
dc.date.available2010-02-09T00:01:32Z-
dc.date.issued2010-02-09-
dc.date.submitted2007-06-05-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Nádia Maria de. Imagem e pensamento: da atração do olhar à significação do conceito. 2007. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3576-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.en
dc.description.abstractSob a luz da teoria histórico-cultural, o presente estudo tem como objetivo verificar o papel da imagem na aprendizagem dos conceitos científicos por crianças em processo de alfabetização e examinar a importância da relação entre as imagens e o pensamento conceitual. Partindo do conhecimento real das crianças sobre o conceito de animal, buscamos problematizá-lo, com o auxílio de imagens do tipo fotografias (retiradas de revistas), a fim de conhecer, na dinâmica do desenvolvimento do conceito, as formas de uso que elas fazem das imagens e os modos como estabelecem relações entre as imagens e o pensamento conceitual. Os resultados mostram que, a princípio, as crianças fazem uso das imagens de forma ingênua, como instrumento externo, mas, aos poucos, e com o suporte da intervenção pedagógica, passam a usá-las como instrumento psicológico, auxiliar interno na significação do conceito. O uso das imagens, como instrumento psicológico, ajuda as crianças no estabelecimento de relações entre as imagens e os elementos do conceito, de modo que elas (imagens) apresentam-se como um apoio conceitual eficiente. O uso pedagógico da imagem pode ser uma estratégia de mediação capaz de oferecer o apoio operacional necessário ao desenvolvimento da aprendizagem de conceitos científicos desde que o adulto (mais experiente) favoreça à criança com os meios para a compreensão do uso da imagem como instrumento, como meio de aprendizagem dos conceitos. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractUnder the light of the historical-cultural theory, this study aims at examining the role played by images in the learning of scientific concepts by children who are being taught to read and write. The text examines the importance of the relation between image and conceptual thought. Starting from the children’s existing notion about the concept of animal, we try to discuss it using images like photos (taken from magazines), in order to know – in the dynamics of the evolving concept – the actual use children make of the images, and how they establish links between images and conceptual thinking. Results indicate that, at the beginning, children use the images in a naïve way, as an external instrument; but that gradually, and with the teacher’s stimulus, they start to use them as a psychological instrument, i.e. an internal tool which helps ascribing a meaning to the concept. The use of images as a psychological instrument helps children establish relations between the images and the elements of the concept, so that images play the role of an effective conceptual support. The pedagogical use of images can be a mediating strategy to grant the necessary operational support to the learning of scientific concepts, once the experienced adult gives the children the means for an understanding of the use of image as an instrument, as a means to learn concepts.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleImagem e pensamento : da atração do olhar à significação do conceitoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.subject.keywordProcessamento de imagens - criançasen
dc.subject.keywordCrianças - formaçãoen
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentoen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.