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Título: Integración sociocultural de migrantes cualificados : el caso de los médicos cubanos participantes del Programa Mais Médicos en perspectiva comparada
Autor(es): Solano Cárdenas, Fanor Julián
Orientador(es): Silva, Leonardo Cavalcanti da
Assunto: Programa Mais Médicos
Cooperação médica internacional
Cooperação internacional - saúde
Cooperação Sul-Sul
Integração social
Data de publicação: 8-Nov-2019
Referência: SOLANO CÁRDENAS, Fanor Julián. Integración sociocultural de migrantes cualificados: el caso de los médicos cubanos participantes del Programa Mais Médicos en perspectiva comparada. 2019. 285 f. il. Tese (Doutorado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar, a partir de uma perspectiva comparada, como foi o processo de integração sociocultural dos médicos cubanos que participaram do Programa Mais Médicos do Brasil, criado por meio da Medida Provisória nº 621, de 8 de julho de 2013 e regulamentado em outubro do mesmo ano pela Lei nº 12.871. Em termos teóricos, o estudo teve como objetivo conhecer cómo foram as dinâmicas de inserção, participação, adaptação e ajuste de migrantes qualificados, no marco de um processo migratório organizado entre estados sob a lógica da Cooperação Sul-Sul. A pesquisa aborda o processo de integração em torno de três áreas que se comparam: comunidades quilombolas - cidades do interior; áreas urbanas periféricas e Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (DSEI). O processo de interação sociocultural é analisado a partir de três espaços sócio-simbólicos: campo profissional, campo cultural e campo social comunitário O fenômeno da integração social tem uma longa tradição no campo de estudos da migração internacional. Na literatura sociológica, refere-se à questão de como os atores são incorporados em um espaço social comum. Em termos específicos, é uma categoria utilizada para explorar as experiências, interações e relações dos indivíduos dentro das sociedades receptoras e as políticas implementadas pelos estados para sua efetiva inserção. Integração refere-se ao processo pelo qual os imigrantes se tornam parte do tecido social, cultural e institucional da sociedade receptora. Nesse sentido, é um processo recíproco, multidimensional e bidirecional. Os estudos clássicos geralmente analisam o processo de integração social da segunda ou terceira geração de imigrantes, com o objetivo de estabelecer como foi sua inserção social nas fibras mais íntimas do tecido comunitário. A experiência dos médicos cubanos revelou que não estamos diante de um caso típico de integração social de longo prazo, na qual os indivíduos experimentam ou passam por processos de assimilação/aculturação ou integração binacional após viverem várias décadas em sociedades receptoras. Os médicos cubanos não são uma população imigrante no sentido clássico do termo, eles são “intercambistas” que viviam no Brasil no âmbito de uma migração temporária regida por contratos de trabalho previamente estabelecidos. No entanto, essa particularidade, rapidamente ficaram imersos em intensas dinâmicas de interação social, tanto pelo trabalho que realizavam quanto por sua profissão, o que levou a formas de apropriação dos modos de vida da sociedade brasileira e ao diálogo multicultural. As formas de apropriação sociocultural e participação nas relações comunitárias, se deram em graus diferenciados, dependendo da área em que realizaram sua intervenção médica. A participação dos médicos na sociedade brasileira superou a relação profissional médico-paciente e as atividades laborais. Os médicos caribenhos conseguiram estabelecer novas formas de sociabilidade e laços sociais no marco de um processo dinâmico e intenso, representado em diferentes formas e graus de integração comunitária.
Abstract: The present research seeks to analyze, from a comparative perspective, how was the process of socio-cultural integration of Cuban doctors who participated in the More Doctors of Brazil Program, created by means of Provisional Measure No. 621 of July 8, 2013 and regulated in October of the same year by Law No. 12,871. In theoretical terms, the study aimed to know how the dynamic of insertion, participation, adaptation and adjustment of qualified migrants was, within the framework of an organized migratory process between states under the logic of South-South Cooperation. The research addresses the integration process around three areas that are compared to each other: quilombola communities and inner cities; peripheral urban areas and Special Health Districts of Indigenous Health (DSEI). The process of sociocultural interaction is analyzed from three socio-symbolic spaces: professional field, cultural field and community social field. The phenomenon of social integration has a long tradition in the field of studies of international migration. In the sociological literature, it refers to the question of how actors are incorporated into a common social space. In specific terms, it is a category used to explore the experiences, interactions and relationships of the individuals within the receiving societies and the policies implemented by the states for their effective insertion. Integration refers to the process by which immigrants become part of the social, cultural and institutional weave of the receiving society. In this sense, it is a reciprocal, multidimensional and two-way process. Classical studies usually analyze the process of social integration from the second or third generation of immigrants, with the objective of establishing how their social insertion was in the most intimate fibers of the community tissue. The experience of Cuban doctors revealed that we are not dealing with a typical case of long-term social integration, in which individuals experience or undergo processes of assimilation / acculturation or binational integration after living several decades in receiving societies. Cuban doctors are not an immigrant population in the classic sense of the term, they are exchange workers who lived in Brazil within the framework of a temporary migration governed by previously established work contracts. Despite this particularity, they were quickly immersed in intense dynamics of social interaction, both for the work they did and for their profession, which led to forms of appropriation of the ways of life of Brazilian society and multicultural dialogue. The forms of socio-cultural appropriation and participation in community relations were presented in differentiated degrees depending on the area where they carried out their medical intervention. The participation of physicians in Brazilian society exceeded the doctor-patient professional relationship and work activities. The Caribbean physicians managed to establish new forms of sociability and social bond in the framework of a dynamic and intense process embodied in different forms and degrees of community integration.
Resumen: La presente investigación busca analizar, a partir de una perspectiva comparada, cómo fue el proceso de integración socio-cultural de los médicos cubanos que participaron en el Programa Más Médicos del Brasil, creado por medio de la Medida Provisoria No 621 de julio 8 de 2013 y reglamentado en octubre del mismo año por la Ley No 12.871. En términos teóricos, el estudio tuvo como objetivo conocer cómo fue la dinámica de inserción, participación, adaptación y ajuste de migrantes cualificados, en el marco de un proceso migratorio organizado entre estados bajo la lógica de la Cooperación Sur-Sur. La investigación aborda el proceso de integración alrededor de tres áreas que son comparadas entre sí: comunidades quilombolas-ciudades del interior; zonas urbanas periféricas y Distritos Sanitarios Especiales de Salud Indígena (DSEI). El proceso de interacción sociocultural se analiza a partir de tres espacios socio simbólicos: campo profesional, campo cultural y campo socio comunitario. El fenómeno de la integración social cuenta una larga tradición en el campo de estudios de la migración internacional. En la literatura sociológica, remite a la cuestión de cómo los actores son incorporados en un espacio social común. En términos específicos, se trata de una categoría usada para explorar las experiencias, vivencias, interacciones y relaciones de los individuos en el seno de las sociedades receptoras y las políticas implementadas por los estados para su efectiva inserción. La integración se refiere al proceso por medio del cual los inmigrantes se convierten en parte del tejido social, cultural e institucional de la sociedad receptora. En este sentido, es un proceso recíproco, multidimensional y de doble vía. Los estudios clásicos habitualmente analizan el proceso de integración social a partir de la segunda o tercera generación de inmigrantes, teniendo como objetivo establecer cómo fue su inserción social en las fibras más íntimas del tejido comunitario. La experiencia de los médicos cubanos reveló que no estamos ante un caso típico de integración social a largo plazo, en el cual los individuos vivencian o son sometidos a procesos de asimilación/aculturación o integración binacional después de vivir varias décadas en las sociedades receptoras. Los médicos cubanos no son una población inmigrante en el sentido clásico del término, se trata de intercambistas que vivieron en Brasil en el marco de una migración temporal regida por contratos de trabajo previamente establecidos. No obstante, esta particularidad, se vieron inmersos rápidamente en dinámicas intensas de interacción social, tanto por el trabajo que realizaban, como por su profesión, lo que llevó a formas de apropiación de los modos de vida de la sociedad brasilera y el diálogo multicultural. Las formas de apropiación socio-cultural y de participación en las relaciones comunitarias, se presentaron en grados diferenciados en función del área donde llevaron a cabo su intervención médica. La participación de los médicos en la sociedad brasileña sobrepasó la relación profesional médico-paciente y las actividades laborales. Los galenos caribeños lograron establecer nuevas formas de sociabilidad y vínculos sociales en el marco de un proceso dinámico e intenso plasmado en formas y grados diversos de integración comunitaria.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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