Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Fernando William | - |
dc.contributor.author | Padron, Marcos Fragomeni | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T17:42:24Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T17:42:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-12 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35807 | - |
dc.description.abstract | O termo “música popular brasileira” refere-se a um repertório variado de estilos musicais
que possui forte conexão com a cultura local e legitima-se como expressão que ganha caráter
de tradição e promove registros subjetivos da organização social vigente. Ademais, é o estilo
preferido pelos brasileiros, o que acaba motivando a proliferação de fontes de informação
sobre essa música, que variam de sites independentes até centros de documentação. Por
outro lado, as mudanças culturais trazidas pelo amplo acesso à Internet promovem uma
reflexão sobre modelos, práticas e padrões adotados tradicionalmente, fazendo com que os
centros de documentação passem a considerar a possibilidade de estarem integrados ao
contexto da Web Semântica a fim de evitar que se mantenham como silos informacionais.
Nessa dissertação é proposto um modelo conceitual que formaliza as características da
música popular brasileira em um sentido amplo, considerando-se aspectos do contexto
cultural em que se insere, de sua natureza, e de sua concepção, execução e gravação, para
apoiar: (i) a comunicação e análise do domínio da música brasileira; (ii) a publicação e
o intercâmbio de dados musicais bibliográficos e não bibliográficos na Web Semântica; e
(iii) a construção de sistemas que melhor atendam às necessidades informacionais dos
usuários desse tipo de música. Do ponto de vista metodológico, os elementos do modelo
foram obtidos com base na literatura e em pesquisas anteriores. Os resultados permitiram
evidenciar as nuances da música brasileira por meio da identificação dos conceitos e
relacionamentos mais relevantes a esse estilo musical formalizados em um artefato descrito
em linguagem ontológica. Além desse resultado, foi feito um experimento de extensão
do IFLA LRM, a partir do modelo conceitual, para a descrição de músicas brasileiras,
demonstrando a sua utilidade como insumo para a adequação de padrões bibliográficos ao
domínio da música popular brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de modelo conceitual para representação da música popular brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelo conceitual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ontologia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Juliana Rocha de Faria | - |
dc.description.abstract1 | The term “Brazilian popular music” refers to a varied repertoire of musical styles with
strong connection with local culture, that legitimizes itself as tradition and creates records
of current social organization. Moreover, it is the preferred musical style of Brazilians,
what motivates the proliferation of information sources about this music, ranging from
independent sites to documentation centers. On the other hand, cultural changes, caused
by the wide access to the Internet, demand a revision of traditionally adopted models,
practices and standards, making those documentation centers consider the possibility of
integrating to the Semantic Web in order to prevent them from keeping themselves as
information silos. In this dissertation, it is proposed a conceptual model that formalizes
the characteristics of Brazilian popular music in a broader sense, considering aspects of
the cultural context in which it is inserted, of its nature, and its conception, execution
and recording, in order to support: (i) communication and analysis of Brazilian music
domain; (ii) publication and interchange of bibliographical and non-bibliographical musical
data in the Semantic Web; and (iii) development of systems that best meet informational
needs of users of this kind of music. From a methodological point of view, the modeled
elements were obtained based on the literature and previous researches. The results allowed
to highlight nuances of Brazilian music, through the identification of the most relevant
concepts and relationships to this musical style, formalized on an artifact described in
ontological language. It was also made an experiment, based on the conceptual model, that
extends the IFLA LRM for Brazilian music description. In this experiment, the proposed
model showed its value as input for adapting bibliographic standards to the domain of
Brazilian popular music. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|