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Título: Avaliação da eficiência carbono-energética de aeroportos brasileiros com aplicação de analise por envoltória de dados (DEA)
Outros títulos: Evaluation of the carbon-energy efficiency of brazilian airports with application of data envelopment analysis (DEA)
Autor(es): Fernandes, Arthur Neiva
Orientador(es): Brasil, Augusto César de Mendonça
Assunto: Infraestrutura aeroportuária
Dióxido de carbono
Aeroportos - gestão
Energia - consumo
Data de publicação: 14-Nov-2019
Referência: FERNANDES, Arthur Neiva. avaliação da eficiência carbono-energética de aeroportos brasileiros com aplicação de análise por envoltória de dados (DEA). 2019. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Atualmente, a gestão de aeroportos tem se pautado fortemente na avaliação da eficiência, com o compromisso de fornecer serviços eficientes e de alta qualidade para diferentes clientes. Porém, do ponto de vista ambiental, aeroportos são reconhecidos pelo seu alto consumo energético e por produzirem impactos ambientais a nível local e global. Logo, a dimensão ambiental na operação de aeroportos não deve ser negligenciada quando da análise de eficiência dos aeroportos, principalmente frente aos regulamentos e acordos ambientais globais e setoriais cada mais restritivos e impactam na operação dos aeroportos. Neste contexto, a presente pesquisa avaliou e comparou a eficiência de 31 aeroportos brasileiros sob a perspectiva de seu consumo energético total (energia elétrica e combustíveis fósseis) e das suas emissões de CO2 e de poluentes atmosféricos associadas, considerando, também, os aspectos operacionais e de infraestrutura dos aeroportos. Dessa forma, é proposto um modelo de avaliação de eficiência carbono-energética de aeroportos pelo método não-paramétrico de Análise de Envoltória de Dados (DEA), através do modelo Slack Based Measure – SBM, por meio de cenários distintos e tomando-se como parâmetros as relações entre consumo energético total, variáveis de infraestrutura e seus resultantes: processamento de passageiros, aeronaves e as emissões atmosféricas associadas. Os resultados mostraram que 12 (38% da amostra) aeroportos obtiveram escore de 100% de eficiência, sendo observado que aqueles com maiores movimentos de aeronaves e passageiros e com pistas de pouso e decolagem (PPD) mais curtas da amostra tendem a ser os mais eficientes, como é o caso dos aeroportos de Congonhas/SP e Santos Dumont/RJ. Os índices de eficiência foram menores para aeroportos da região Norte (63.73%) e Nordeste (74.21%) quando comparados com aqueles das regiões Sul (88.78%) e Sudeste (100%), indicando que há oportunidades de melhorias nestes grupos. O método proposto de avaliação poderá auxiliar os administradores aeroportuários na definição de aeroportos prioritários para projetos de eficiência energética e redução das emissões, bem como na definição de ações customizadas para as diferentes categorias de aeroportos.
Abstract: Currently, airport management has relied heavily on efficiency assessment, with a commitment to provide efficient, high-quality services to different customers. However, from an environmental point of view, airports are recognized for their high energy consumption and for producing local and global environmental impacts. Therefore, the environmental dimension in the operation of airports should not be neglected when analyzing the efficiency of airports, especially in relation to global and sectoral environmental regulations and agreements, which are more restrictive and have an impact on the operation of airports. In this context, the present study evaluated and compared the efficiency of 31 Brazilian airports from the perspective of their total energy consumption (electric energy and fossil fuels) and their CO2 emissions and associated air pollutants, also considering the operational and of airport infrastructure. In this way, a non-parametric method of Data Envelopment Analysis (DEA), using the Slack Based Measure (SBM) model, is proposed by means of different scenarios and taking as a parameters the relationships between total energy consumption, infrastructure variables and their resulting: passenger processing, aircraft and associated atmospheric emissions. The results showed that 12 (38% of the sample) airports had a score of 100% efficiency, and it was observed that those with the largest movements of aircraft and passengers and shorter airstrips (PPD) of the sample tend to be the most efficient, such as the Congonhas / SP and Santos Dumont / RJ airports. Efficiency rates were lower for airports in the North (63.73%) and Northeast (74.21%) when compared to those in the South (88.78%) and Southeast (100%) regions, indicating that there are opportunities for improvement in these groups. The proposed method of evaluation may assist airport administrators in defining priority airports for energy efficiency and emission reduction projects, as well as in the definition of customized actions for different categories of airports.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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