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Título: Iniciativas de indução à implementação da gestão de pessoas por competências no Executivo Federal
Autor(es): Araújo, Mariana Lopes de
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Gestão de pessoas por competências
Gestão de pessoas
Políticas públicas - avaliação
Setor público
Data de publicação: 14-Nov-2019
Referência: ARAÚJO, Mariana Lopes de. Iniciativas de indução à implementação da gestão de pessoas por competências no Executivo Federal. 2019. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Face às novas demandas provenientes do cenário altamente competitivo e globalizado, tem-se a inserção do New Public Management no setor público em que o modelo de Gestão de Pessoas por Competências (GPC) começa a ser adotado também nas organizações públicas. No Brasil, a implementação da GPC é preconizada pelo Decreto 5.707/2006, que insere a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal no Poder Executivo Federal. Porém, após mais de 10 anos desde a edição do decreto, evidências indicam que a implementação da política não retornou os resultados esperados. Os achados de estudos recentes concluem, transversalmente, que quatro fatores contextuais – institucionais, políticos, organizacionais e setoriais – interferem na implementação da GPC. Entretanto, ainda não há estudos específicos na área de GPC que busquem identificar iniciativas de indução à implementação adotadas para contornar tais fatores intervenientes e implementar efetivamente a GPC. Desta forma, este estudo desenvolveu um modelo lógico das relações entre os fatores intervenientes na implementação da Gestão de Pessoas por Competências e as iniciativas de indução à implementação adotadas pelas organizações do Executivo Federal para contorná-los. Tal estudo foi realizado por meio de técnicas de entrevista, pesquisa documental e grupo focal com análise de conteúdo pré e pós categóricas. A amostra foi composta por seis organizações do Poder Executivo Federal em que a implementação foi apontada como efetiva. Foram identificados 20 fatores intervenientes e 20 iniciativas de indução à implementação da GPC adotadas pelas organizações para contornar os fatores intervenientes. As relações entre os fatores intervenientes e as iniciativas adotadas para contorná-los foram sistematizadas em modelos lógicos, os quais foram validados em campo por meio de grupos focais. Para melhor compreensão dos resultados, foi feito uso da Análise de Redes Sociais, sendo identificados os fatores intervenientes e as iniciativas mais relevantes na implementação da GPC. Assim, a análise resultou em quatro fatores intervenientes que mais influenciam a implementação da GPC e duas iniciativas que mais atuaram para contornar a interferência dos fatores. A combinação destes achados resultou na elaboração de um modelo hipotético-dedutivo que sumariza as relações identificadas entre os fatores intervenientes de maior relevância e destes com as iniciativas adotadas que foram apontadas como as mais relevantes. Conclui-se que o ambiente em que a implementação da GPC se insere nas organizações públicas é complexo e envolve a interferência de aspectos instrumentais da GPC e de fatores organizacionais. Além disso, aponta-se que algumas iniciativas que produzem efeitos mais precisos e mais relevantes. Destaca-se que este estudo contribui para suprir uma lacuna de pesquisa acerca da identificação de dificuldades que inibem a implementação da GPC, assim como das iniciativas adotadas para indução da implementação, os quais mostram-se como um objeto de pesquisa relevante e promissor, passível de aprofundamentos futuros.
Abstract: Considering the news requests generated by the strongly competitive and globalized scenario, there is the insertion of New Public Management in the public sector which the model of Competency-based Management (CM) starts to be adopted also in the public organizations. In Brazil, the implementation of CM is proposed by the Decree nº 5.707/06, which inserts the policy named “Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal” in the Federal Executive Power. However, after ten years since the edition of the decree, evidences indicate that the implementation of this policy didn’t return the expected results. The findings of recent studies conclude, transversally, that there are four contextual factors – institutional, politics, organizational and sectorial – which interfere in the implementation of CM. Nevertheless, still there aren’t specialized studies in the area of CM which search to identify adopted initiatives that induct the implementation to turn the intervening factors around and effectively implement the CM. In this way, this study developed a logic model of the relations between intervening factors in the implementation of CM and the initiatives of induction at the implementation of CM which were adopted by the organizations of Federal Executive to turn the intervening factors around. This study was held by means of interview, documental research and focal group techniques with pre and post categorical content analysis. The sample was composed by six organization of the Federal Executive Power in which the implementation was considered effective. It was identified 20 intervening factors and 20 initiatives of induction at the implementation of CM to turn the intervening factors around. The relations between the intervening factors and the adopted initiatives to turn them around was systematized in logical models, which were validated in the field in the means of focal groups. For a better compression of the results, it was used the analysis of social networks, in which was possible to identify the intervening factors and the initiatives most relevant at the implementation of CM. Therefore, the analysis results in four intervening factors that most influenced and two initiatives that most acted to turn the interferences of the factors around. The combination of this findings results in the elaboration of a hypothetical-deductive model which summarizes the relations identifying between the intervening factors and the adopted initiatives most relevant. It is possible to conclude that the ambient of the implementation of CM in the public organizations is complex and involve the interference, mainly, of instrumental and organizational factors. Furthermore, there are some initiatives that produces effects more precise and more relevant. Emphasize that this study contributes to supply the gap of identifying the difficulties which inhibit the implementation of CM, thus the initiatives adopted to induct the implementation, which appears as a relevant and promising object of research, capable of future deepening.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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