Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Duarte, Evandro Charles Piza | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Saulo Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T20:55:55Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21T20:55:55Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
dc.date.submitted | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Saulo Chagas. Sim, sim! Não, não!: a demonização das religiões afro-brasileiras à luz do Supremo Tribunal Federal. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35865 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva discutir se os atos de violência simbólica, que estigmatizam e rebaixam
as religiões afro-brasileiras, representam hipótese de racismo religioso. O julgamento
proferido pelo Supremo Tribunal Federal no Habeas Corpus 134.682/Ba, é o ponto de partida.
Nele, discute-se o teor da pregação proferida pelo padre católico Jonas Abib em livro de sua
autoria, que motivou o Ministério Público do Estado da Bahia a promover denúncia pelo
incurso no crime de racismo, conduta descrita no art. 20 da lei 7.716/1989. O trabalho analisa
as razões de decidir apresentadas pela Corte Suprema para considerar as ofensas proferidas
pelo religioso católico como mera intolerância, penalmente irreprimível, considerada como
exercício legítimo do direito à liberdade religiosa. A relação estreita entre a desconstrução das
religiões afro-brasileiras e o racismo é posta em evidência. Objetiva-se compreender como
esta estigmatização, construída ainda no período colonial, contribui para a formação das
teorias pseudocientíficas sobre a superioridade racial, refletindo-se posteriormente no âmbito
das ciências sociais brasileiras sob a forma de desvalorização da cultura afro e seus
referenciais. Buscou-se relacionar as formas tradicionais de enfrentamento da questão racial
no Brasil - os ideais do branqueamento e da democracia racial – com o proselitismo religioso,
compreendendo-se a conversão religiosa como forma de ascensão e legitimação social que se
traduz em uma estratégia de embranquecimento cultural. O julgamento do habeas corpus
84.424/Rs pelo Supremo Tribunal Federal é o ponto de fechamento da pesquisa. Tem-se por
objetivo comparar, nos dois casos, a conceituação de racismo trazida pela mais alta corte do
país, que operou uma distinção para considerar que em apenas um dos casos, a afirmação de
uma inferioridade religiosa, justificadora de diferenciações raciais, foi considerada um
exercício abusivo, passível de repreensão criminal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sim, sim! Não, não! : a demonização das religiões afro-brasileiras à luz do Supremo Tribunal Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Religiões de matriz africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo religioso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Supremo Tribunal Federal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to discuss whether acts of symbolic violence, which stigmatize and
downgrade Afro-Brazilian religions, represent a hypothesis of religious racism. The judgment
rendered by the Federal Supreme Court in Habeas Corpus 134.682 / Ba, is the starting point.
In it, the content of the preaching given by Catholic priest Jonas Abib in his book, which
motivated the Public Prosecutor of the State of Bahia, to discuss denunciation for the crime of
racism, conduct described in art. 20 of Law 7,716 / 1989. The paper analyzes the reasons for
the Supreme Court's decision to consider the offenses pronounced by the Catholic religious as
mere intolerance, criminally irrepressible, considered as a legitimate exercise of religious
freedom. The close relationship between the deconstruction of Afro-Brazilian religions and
racism is highlighted. The objective is to understand how this stigmatization, built in the
colonial period, contributes to the formation of pseudo-scientific theories about racial
superiority, being later reflected in the scope of the Brazilian social sciences in the form of
devaluation of Afro culture and its references. It was tried to relate the traditional forms of
confrontation of the racial question in Brazil - with the religious proselytizing, being
understood the religious conversion as a way of ascension and social legitimation. The habeas
corpus trial 84.424 / Rs by the Federal Supreme Court is the closing point of the investigation.
The objective of this study is to compare the conception of racism brought by the federal
court, which made a distinction to consider that in one case, the affirmation of a religious
inferiority, justifying racial differences, was considered an abusive exercise, liable to criminal
reprimand. | pt_BR |
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