Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35881
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RicardoAugustoPoppiMartins.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Comunidade Noosfero : um estudo de caso sobre o papel da agência criativa na preservação da unidade de uma comunidade FLOSS
Autor(es): Martins, Ricardo Augusto Poppi
Orientador(es): Von Bülow, Marisa
Assunto: Colaboração aberta
Software aberto
Softwares - construção colaborativa
Autoridade lateral
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: MARTINS, Ricardo Augusto Poppi. Comunidade Noosfero: um estudo de caso sobre o papel da agência criativa na preservação da unidade de uma comunidade FLOSS. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A internet trouxe o fenômeno da colaboração aberta e da codificação social onde milhares de pessoas trabalham na construção colaborativa de softwares que estão sendo cada vez mais adotados por governos do mundo todo. Essa pesquisa faz um estudo de caso do Noosfero, uma comunidade FLOSS Brasileira, buscando identificar como a agência criativa dos indivíduos, através da utilização de certos comportamentos e táticas, buscou influenciar as decisões sobre o software mantido pela comunidade. Analisando dados do repositório de código da comunidade e a realização de 15 entrevistas semi-estruturadas com membros da comunidade, a pesquisa identificou que a agência criativa dos membros foi responsável pela manutenção da unidade da comunidade ao longo dos seus mais de 11 anos de existência. Além disso a pesquisa busca oferecer um guia para membros de organizações que desejam ou precisam se relacionar com comunidades FLOSS.
Abstract: The internet has brought the phenomenon of open collaboration and social coding where thousands of people work in the collaborative construction of software that is increasingly being adopted by governments around the world. This research is a case study of Noosfero, a Brazilian FLOSS community, seeking to identify how the creative agency of individuals, through the use of certain behaviors and tactics, sought to influence decisions about software maintained by the community. Analyzing data from the community code repository and performing 15 semi-structured interviews with community members, the research identified that the creative agency of the members was responsible for maintaining the unity of the community throughout its more than 11 years of existence. In addition, the research seeks to provide a guide for members of organizations that want or need to create relationships with FLOSS communities.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciência Política (IPOL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.