Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Judice, Andrea Castello Branco | - |
dc.contributor.author | Araújo, Leonardo Fillipe Marinho de | - |
dc.contributor.author | Judice, Marcelo Ortega | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Rejane Maria da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T10:20:23Z | - |
dc.date.available | 2019-11-25T10:20:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | JUDICE, Andrea Castello Branco et al. A experiência do usuário de serviços do governo: mapeamento com base em abordagens centradas no cidadão. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2019. 70 p., il. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35890. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35890 | - |
dc.description.abstract | Este relatório descreve a experiência de redesenho de cinco serviços públicos do
governo federal brasileiro, como parte de um projeto que visa transformar a gestão
pública para promover a agilidade, a maior transparência e a participação social nesses
serviços, além de racionalizar os processos e otimizar os recursos públicos. O objetivo
geral foi apoiar o governo brasileiro no processo de automação de serviços públicos ao
longo da Jornada da Transformação dos Serviços aplicando e, algumas vezes,
transformando e criando metodologias, procedimentos, modelos e ferramentas que
tangibilizassem e aperfeiçoassem a experiência do usuário na interação com os serviços
públicos brasileiros. Para tanto, usou-se metodologia mista, composta de duas etapas:
a apreensão da situação em estudo na perspectiva da etnografia e do Design Thinking;
e análises de usabilidade do Portal de Serviços do governo federal. Na primeira etapa,
foram conduzidas oficinas com as equipes dos órgãos responsáveis pelos serviços. Na
segunda etapa, foram aplicados critérios ergonômicos, heurísticas de usabilidade,
Ergolist e ISO 9241-10. Os dados foram analisados considerando as seguintes
dimensões: características dos usuários; locais físicos; jornada do usuário; e o próprio
portal. Como resultados, foram identificados problemas e soluções referentes a estas
dimensões e foram feitas recomendações para minimizar os aspectos críticos
encontrados, assim como acolher os insights de inovação e adequação dos serviços a ser
transformados a partir da visão dos usuários. Este estudo contribui para o processo de
digitização dos serviços do governo federal, oferecendo ferramentas e perspectivas
para otimizar essa transformação conforme a perspectiva do usuário. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A experiência do usuário de serviços do governo : mapeamento com base em abordagens centradas no cidadão | pt_BR |
dc.type | Relatório | pt_BR |
dc.subject.keyword | Digitização - serviço público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interfaces de usuário (Sistema de computador) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto de sistema centrado no usuário | pt_BR |
dc.rights.license | É permitida a reprodução parcial ou total deste relatório, desde que não haja fins comerciais e que seja citada a fonte. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Gama (FGA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Information, Technology, Research and Application Center (FGA ITRAC) | - |
Aparece nas coleções: | Livros e afins
|