Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Suylan de Almeida Midlej e | - |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Rodolpho Emerson Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T20:32:52Z | - |
dc.date.available | 2019-12-06T20:32:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-29 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Rodolpho. Coordenação intragovernamental dos agentes fiscais na avaliação da qualidade do serviço de transporte aquaviário no Brasil. 2019. 219 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/35916 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Aos fiscais do Estado regulador brasileiro cumpre o dever de avaliar a qualidade
dos serviços de transportes interestaduais de passageiros pelas hidrovias brasileiras. Esses
serviços são prestados pela inciativa privada, com regulamentação e supervisão exercida
pelo órgão regulador federal. A legislação e os normativos em vigor que regulam o setor,
em especial a Resolução nº 912-ANTAQ de 2007, dispõem que os usuários devem receber
um serviço adequado. No entanto, seja em lei, seja nos normativos regulamentadores
do setor aquaviário, não são expressos os níveis de qualidade esperados das empresas
brasileiras de navegação e das embarcações que transportam passageiros em rotas interestaduais
ou internacionais pelas hidrovias amazônicas. Assim, o contexto de implementação
da política é de baixa definição formal ou, em relação a alguns atributos, de ausência
de parâmetros objetivos de aferição da qualidade do serviço. Nesse sentido, a etapa de
implementação dessa política é marcada por preferências problemáticas de que tratou
Zahariadis (2014), conceito que se refere à dinamicidade dos interesses dos policy makers
ou da falta de transparência ou clareza dessas preferências. Guardando-se as terminologias
basilares do marco teórico utilizado na pesquisa, a Teoria da Agência, pode-se afirmar
que as relações de agência estabelecidas entre os burocratas de médio escalão (gerentes
lotados em Brasília e chefes de unidades regionais) e os burocratas de nível de rua
(agentes fiscais) podem ser marcadas por informações incompletas (incomplete information),
além de interesses divergentes (divergent interests) e objetivos conflitantes (goal
conflict). A pesquisa demonstrou que, apesar de a legislação e da Resolução nº 912-
ANTAQ de 2007 serem lacunares em relação aos aspectos práticos da noção de serviço
adequado, os outputs fiscalizatórios guardam entre si uma relativa coesão, que é produto
da coordenação dos agentes. Essa coordenação ocorre tanto de forma tácita, entre agentes
públicos em suas relações diárias, quanto deliberadamente, por meio da institucionalização
de regras e procedimentos pela gerência de médio escalão da agência. Esta pesquisa
apresentou quais instrumentos operam essa coordenação e demonstrou quão eficazes são
esses instrumentos na homogeneização da agenda dos fiscais e seus gestores quanto ao
que é importante de ser observado durante a avaliação da qualidade do serviço. A coleta
de dados foi realizada por meio de pesquisa documental, observação participante, questionário
e entrevistas. Triangularam-se dados qualitativos e quantitativos. Mais de 65% dos
fiscais federais que atuam na Região Amazônica participaram da pesquisa. A análise dos
dados coletados foi realizada utilizando o software livre R Project, por meio de estatística
descritiva e análise de conteúdo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Coordenação intragovernamental dos agentes fiscais na avaliação da qualidade do serviço de transporte aquaviário no Brasil | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte aquaviário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação da qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da agência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Brazilian law enforcement officers of the federal government are in charge of
evaluating the quality of the interstate waterborne transport of passengers. These services
are provided by the private sector, while regulated and supervised by the State. The legislation
and regulations in force, in particular Resolution 912-ANTAQ of 2007, establish
that users should receive an adequate service. However, neither the law nor the regulations
of the waterway industry prescribe the expected quality levels of the service by
shipping companies and their vessels transporting passengers on interstate or international
routes along the Amazon basin. Thus, the context of implementation of the waterborne
transport of passengers is of low formal definition or, regarding some attributes, of absence
of objective parameters of measurement of the quality of the service. In this sense,
the implementation phase of this policy is marked by problematic preferences, as addressed
by Zahariadis (2014), who points out that this concept refer to the dynamicity of
the interests of policy makers or the lack of transparency of these preferences. Keeping
the basic terminology of the theoretical framework used in the research, the Agency Theory,
it can be said that the agency relations established between the mid-level bureaucrats
(the managers settled in Brasilia and the heads of regional units) and the street level bureaucrats
(law enforcement officers) may be marked by incomplete information, as well
as divergent interests and goal conflict. However, the research showed that, although the
legislation and the regulation of the sector present gaps on the practical aspects of the
service quality audits, the inspections’ outputs are relatively cohesive due to coordination.
This coordination occurs both tacitly, among public agents in their daily relations, and
deliberately, by the mid-level management of the federal regulatory agency through the
institutionalization of rules and procedures. This research presented which instruments
operate this coordination and demonstrated how effective these instruments are in equalizing
the agenda of the law enforcement officers and their managers as to what is important
to be observed during the quality inspections. Data was collected by documentary
research, participant observation, surveys and interviews. Qualitative and quantitative
data were triangulated. More than 65% of federal law enforcement officers operating in
the Amazon region participated in the survey. The collected data was examined using R
Project, using inferential statistics and content analysis. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Administração (FACE ADM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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