Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35966
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcusViníciusAlmeidaQueiroz.pdf7,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio
Autor(es): Queiroz, Marcus Vinícius Almeida
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Projeto de iniciação científica
Projetos - educação
Método científico
Ausubel, David Paul, 1918-2008 - crítica e interpretação
Data de publicação: 12-Dez-2019
Referência: QUEIROZ, Marcus Vinícius Almeida. Projeto de iniciação científica para alunos do Ensino Médio. 2018. [143] f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa que versa acerca de um projeto de iniciação científica aplicado junto a alunos de Ensino Médio. A busca por uma metodologia que aproximasse o discente das Ciências, principalmente da Física, de tal forma que a distância entre a pesquisa teórica, o uso de normas científicas, a avaliação de resultados e o interesse por novas perspectivas acadêmicas, foi o norte deste trabalho. Nesta pesquisa o autor busca embasamento na teoria da aprendizagem de David Ausubel para a aplicação e o aprimoramento do produto educacional, produto este que consta de um manual para professores de Ensino Médio que desejam implementar um projeto de pesquisa em seu respectivo ambiente de trabalho. O trabalho pode ainda ser utilizado pelos professores para despertarem em seus alunos a iniciativa da escrita de artigos científicos, montagem de feiras de ciências e projetos que ajudem a reduzir a distância entre a escola e as famílias.
Abstract: The current study presents a research that deals with a project of scientific initiation applied to high school students. The search for a methodology that would bring the student closer to Science, particularly Physics, so that the distance between theoretical research, the use of scientific rules, the evaluation of results and the interest in new academic perspectives was the way of this work. In this research, the author investigates the basement for the leaming theory of David Ausubel, for the application and improvement of the educational result, a product consisting of a guidebook to high school teachers who wish to implement a research project in their workplace. The present study can also be used by teachers to awaken the initiative of producing scientific papers by their students, setting up Science festivais and projects that help reducing the distance between school and families.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.