Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35979
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_LuciaMariaEnoutMendonça.pdf
Restrito
6,19 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarapanoff, Kira-
dc.contributor.authorMendonça, Lúcia Maria Enout-
dc.date.accessioned2019-12-17T20:35:58Z-
dc.date.available2019-12-17T20:35:58Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.date.submitted1992-07-30-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Lúcia Maria Enout. Comportamento gerencial dos responsáveis por serviços de informação industrial no Brasil, frente aos desafios da imprensa inovadora e empreendedora. Brasília. 1992. xvii, 237 f., il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1992.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35979-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 1992.pt_BR
dc.description.abstractTrês fatores de influência do contexto mundial foram selecionados para o estudo de mudanças no comportamento gerencial das empresas. A globalização da economia através da abertura de mercados; a utilização de novas tecnologias de base microeletrônica em processos produtivos e administrativos; e a valorização do uso da informação fortalecido pela explosão da informação através dos meios de processamento. Esses fatores têm possibilitado o surgimento de uma nova onda gerencial, cujos princípios básicos são: a renovação, a visão estratégica e a competitividade. Dentro deste cenário foi estudada a empresa brasileira e identificado o comportamento gerencial desejado para responder às suas oportunidades e ameaças. Considerou-se que assim como as empresas estão sendo influenciadas por esses fatores, colocando suas gerências no centro das influências e possibilitando que, segundo uma visão sistêmica, estas sofram e ajam no processo de mudança; assim, também, os serviços de informação que apoiam às micro, as pequenas e médias empresas brasileiras devem sofrer as mesmas influências por que passam seus usuários, devendo suas gerências se adequarem a um comportamento inovador, empreendedor e competitivo. Identificou-se que, o grande incentivador da aplicação das mudanças no contexto nacional é o governo federal. Além de pretender melhorar as condições das empresas brasileiras, através do incentivo à busca da qualidade, da capacitação industrial e da competitividade, oferece, ainda, uma oportunidade às redes de informação industrial no sentido de serem suporte à mudanças pretendidas. Entre as conclusões nota-se que apesar dos incentivos governamentais expressivos, devido talvez pelo fato das diretrizes serem recentes, os responsáveis pelas unidades informacionais em apoio às micro, pequenas e médias empresas não estão preparados gerencialmente para se adaptarem à nova postura e a um comportamento mais competitivo e inovador.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleO comportamento gerencial dos responsáveis por serviços de informação industrial no Brasil, frente aos desafios da empresa inovadora e empreendedorapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCompetência gerencialpt_BR
dc.subject.keywordSociedade de informaçãopt_BR
dc.subject.keywordGlobalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordServiços de informaçãopt_BR
dc.description.abstract1Three factors of influence were selected to be studied from the International context: the globalization of the economy; the spread of utilization of new technologies of microelectronic basis by the productive and administrative processes; and the value placed upon information due to the advent of the Information society. These factors were to be responsible for the upmerge of a new managerial wave, which basic principles are: renewal, strategic vision and competitiveness. These factors are influencing organizations and industrial enterprises. As industrial enterprises are being influenced by these factors, with their management in the centre, suffering, but also intervening, according to a systemic view, in this process. In the same way, the information services that support micro, small and médium size industrial enterprises in Brazil, must to adapt to this new behaviour assuming characteristics of innovation, entrepreneurship and competitiveness. Federal Government has been identified as the great incentivator of the changes in the national context. Not only offering better conditions to Brazilian enterprises through incentives to improve standards of quality, industrial training and competitiveness, but also providing opportunities to industrial information networks to act as supporting actors in the desired changes. Conclusions it is noted that in spite of governmental incentives, maybe due to the fact that directives are recent, managers of information units who give support to micro, small and medium enterprises are not prepared, in managerial terms, to adapt to this new posture and to a more competitive and innovative behavior.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.