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2019_TatianaVieiraTerra.pdf18,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDias, Karina e Silva-
dc.contributor.authorTerra, Tatiana Vieira-
dc.date.accessioned2019-12-18T18:01:09Z-
dc.date.available2019-12-18T18:01:09Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.date.submitted2019-05-17-
dc.identifier.citationTERRA, Tatiana Vieira. O invisível e a não-materialidade das coisas da ilha. 2019. 302 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/35989-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO invisível e a não-materialidade das coisas da ilha é o texto tese que traz a não-materialidade das coisas quando se vai à ilha pelo método do horizonte, recurso desenvolvido a partir da compreensão de que o horizonte é linha que se dá a ver pela junção de um encontro, como terra e céu, ou de superfícies como de um desenho, que aparece pelo acontecimento, onde se reconfiguram os eixos da horizontalidade da linha da paisagem e da verticalidade dos corpos. Ir à ilha é o conjunto de ações artísticas que envolvem leitura, escrita, deslocamento e produção poética que, alinhavadas em fluxo, se localizam em tempos e espaços imprecisos. Pelo horizonte, sendo ilha, as coisas tomam para si o protagonismo da cena, invertendo o ponto de vista. Nessa alternância de perspectivas, abrem-se as possibilidades de entendimento de outras realidades possíveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO invisível e a não-materialidade das coisas da ilhapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordPerspectiva invertidapt_BR
dc.subject.keywordViagenspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract2The visible and the non-materiality of things on the island is the thesis text which brings the non materiality of things upon going to the island through the horizon method, a resource that is developed from understanding that the horizon is the line that can be seen by the reunion of an encounter, like earth and sky, or the surfaces as a drawing, that appears by the happening, where the the horizontal axis of landscape line and the body verticalities are reshaped. Going to the island is the set of artistic actions that involve reading, writing, displacement and poetic production, which lined in flux, they take place in inaccurate time and space. Being the island along the horizon, things become the leading player of the scene, reversing the point of view. In this alternation of perspectives, possibilities of understanding other conceivable realities open up.pt_BR
dc.description.abstract3Ce texte/thèse nous présente l’invisible et la non-matérialité des choses quand nous allons à l’île par la méthode de l’horizon, outil developpé à partir de la compréhension que l’horizon est la ligne que nous voyons à travers d’une rencontre, telle qu’elle peut exister entre la terre et le ciel, ou entre superfícies comme un dessin, qui apparaît à travers de l’événement, pendant lequel nous reconfigurons les axes de l’horizontalité de la ligne du paysage et de la verticalité des corps. Aller à l’île est l’ensemble des actions artistiques qui englobent la lecture, l’écriture, le déplacement et la production poétique, le tout assemblé dans un mouvement continu, et qui se situe dans des temps et espaces imprécis. A partir de l’horizon, en tant qu’île, les choses deviennent le protagoniste de la scène, en inversant le point de vue. Dans ce changement de perspectives, nous voyons s’ouvrir les possibilités de compréhension d’autres réalités possibles.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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