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2010pedreiraanaluciaguimaraesbulhoes.pdf
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Luiz Martins-
dc.contributor.authorPedreira, Ana Lúcia Guimarães Bulhões-
dc.date.accessioned2019-12-20T11:15:19Z-
dc.date.available2019-12-20T11:15:19Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.date.submitted2010-07-12-
dc.identifier.citationPEDREIRA, Ana Lúcia Guimarães Bulhões. Comunicação e Cultura de Paz: a Unesco e o agendamento midiático. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36010-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2010.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação trata da inter-relação de atores em uma situação de contraagendamento midiático, com vistas ao coagendamento e à comunicação pública. De um lado, uma grande agência das Nações Unidas, a Unesco, que lançou mundialmente o conceito de cultura de paz em 1999 por meio de ações de comunicação e de campanha por assinaturas do Manifesto pela Paz em 2000, o Ano Internacional da Cultura de Paz e não Violência contra as Crianças do Mundo, nos quais a imprensa foi tida como um aliado estratégico. De outro lado, entidades da sociedade civil que atuaram na disseminação do conceito no Brasil e que continuam trabalhando até hoje com cultura de paz, em atividades contínuas durante os últimos 10 anos, e que também tiveram interface com a imprensa. Foram analisados o planejamento de comunicação e da campanha elaborados pela Unesco; os textos jornalísticos que mencionam cultura de paz veiculados nos jornais O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Correio Braziliense, durante o período de 1999 a 2002; e o uso do conceito por parte de três ONGs que atuavam à época e prosseguem até hoje com cultura de paz: Associação Palas Athena (SP), Viva Rio (RJ) e AfroReggae (RJ). As referências conceituais foram a Teoria do Agendamento sob a perspectiva do contra-agendamento, Teoria da Notícia, discussão de espaço público segundo Habermas e Análise de Conteúdo. Os resultados apresentam elementos para uma comunicação pública de qualidade por meio da imprensa, voltada para o fortalecimento da cidadania e das causas mundiais.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleComunicação e cultura de paz : a Unesco e o agendamento midiáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordComunicação Públicapt_BR
dc.subject.keywordAgendamentopt_BR
dc.subject.keywordCultura de pazpt_BR
dc.subject.keywordMídiapt_BR
dc.description.abstract1This dissertation deals with the inter-relation of actors in a media counter agendasetting situation aiming to coagenda-setting and to public communication. In one side, an important United Nations agency, Unesco, that launched worldwide the culture of peace concept in 1999 through communication actions and a public campaign for signatures to Manifesto for Peace in 2000, the International Year of Culture of Peace and non Violence against Children in the World, in which press was taken as a strategic ally. On the other side, civil society's institutions which participated in the concept dissemination in Brazil and go on working until today with culture of peace concept, keeping continuous activities through the last 10 years, and which also had an interface with press. The communication planning and the campaign produced by Unesco were analyzed; as well as journalistic texts which mentions culture of peace published in the newspapers O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo and Correio Braziliense, during the period from 1999 to 2002; and the use of the concept by three NGOs that worked at that time and work until today with culture of peace: Associação Palas Athena (São Paulo), Viva Rio (Rio de Janeiro) e AfroReggae (Rio de Janeiro). Theoretical references used were Agenda-setting Theory under the perspective of counter agenda-setting, News Theory, public space discussion according to Habermas and Content Analysis. The results present elements to a public communication of quality through press, directed to an enhancement of citizenship and of worldwide causes.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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