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dc.contributor.advisorBarbosa, Lúcia Maria de Assunção-
dc.contributor.authorSonai, Sabrina Aglae-
dc.date.accessioned2019-12-27T19:38:27Z-
dc.date.available2019-12-27T19:38:27Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.date.submitted2019-03-28-
dc.identifier.citationSONAI, Sabrina Aglae. Representações sociais de professores sobre o ingresso de imigrantes nas escolas públicas do Distrito Federal. 2019. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36040-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.pt_BR
dc.description.abstractInúmeras crianças e jovens imigrantes são matriculadas nas escolas públicas do Distrito Federal (DF), mesmo sem um conhecimento prévio da língua portuguesa. A falta de proficiência na língua dificulta o acompanhamento das aulas e o rendimento escolar. Diante desse contexto, o professor desempenha um papel importante de acolhimento e inserção desses aprendentes. Este trabalho apresenta uma investigação e análise das representações sociais dos professores da rede pública do DF sobre a inserção de imigrantes no ambiente escolar, e, de acordo com eles, que ações podem ser implementadas para auxiliá-los nesse processo laboral e de ensino-aprendizagem. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, com base na modalidade estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com a aplicação de questionário em duas escolas públicas de ensino fundamental de Taguatinga e, teve a participação de 16 professores, que lecionam em diferentes disciplinas. Verificou-se que os professores veem a inserção desses aprendentes como uma representação positiva, principalmente por envolver trocas e novos conhecimentos culturais, no entanto, eles acreditam que para acolher essas pessoas, necessitam de formação específica e a escola estar preparada para recebê-los. A partir dos resultados obtidos, podemos concluir que a formação dos professores para esse contexto, precisa estar embasada no conceito de Português Língua de Acolhimento (PLAc), por este considerar todas as implicações envolvidas no processo de imigração. Além disso, que ainda são necessárias implementações de políticas públicas nas escolas que incluam todos os agentes escolares, para instruí-los a atuarem desde o processo de matrícula, até a adaptação do imigrante. Assim, acreditamos que este estudo possa servir como base para trabalhos futuros e proporcionar melhorias para imigrantes, educadores e agentes escolares.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRepresentações sociais de professores sobre o ingresso de imigrantes nas escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordImigrantes - inclusão socialpt_BR
dc.subject.keywordRendimento escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1An uncountable number of immigrant children and teenagers of different native languages are nowadays enrolled in many Public Schools in Distrito Federal (DF), without any previous knowledge of the Portuguese language. The lack of Portuguese proficiency makes students face difficulties to socialize and achieve good school performance. Considering this context, teachers have a main role to welcome and include these young learners. This research aims to present an investigation and analysis of the social representation of the DF public school teachers about the inclusion of immigrants in the school environment and actions that can be implemented to help them in this teaching and learning process. This paper is a qualitative research designed as an exploratory study case. The data collection was conducted by a survey made in two Elementary schools in which 16 teachers of different subjects answered the survey. It was verified that most teachers saw this inclusion as a positive opportunity for cultural mixing among students, however affirming that designed schools and a specific teacher’s formation for hosting the immigrant students is essential. Based on that, it’s concluded that this specific teacher’s formation needs to be based on the “Portuguese as a hosting language” concept, because it considers all the implications regarding the immigration process. Besides that, other essential implementations of Public Politics involving all the school agents, aiming to teach them how to act from enrollment to adaptation. Thus, we believe this study can work as the basis for future works, allowing improvements for the immigrant students, teachers and school agents.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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