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2019_ThiagoFerreiradePaiva.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.contributor.authorPaiva, Thiago Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-12-27T21:39:44Z-
dc.date.available2019-12-27T21:39:44Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.date.submitted2019-05-30-
dc.identifier.citationPAIVA, Thiago Ferreira de. Recursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa para estudantes com NEE em aulas de Matemática. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36042-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação analisa as contribuições do uso de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática para estudantes com NEE. Esse estudo ocorreu em uma escola pública e do campo, localizada em uma cidade satélite do DF, os sujeitos pesquisados foram os 11 professores que ensinam matemática e os oito estudantes que são atendidos pela Sala de Recursos Generalista desta mesma escola. Como método de estruturação dessa dissertação optamos pela metodologia Multipaper ou multiartigos, nesse sentido os Capítulos II, III e IV dessa dissertação foram escritos utilizando a seguinte estrutura: Resumo, Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados, Considerações Finais e Referências, e correspondem respectivamente aos objetivos específicos presentes no Capítulo I dessa dissertação. A metodologia de pesquisa adotada para essa investigação foi a qualitativa e ao limitarmos os sujeitos participantes desse estudo nesse microcenário anteriormente citado entendemos como melhor estratégia de investigação o estudo de caso. Essa pesquisa veio desvelar as contradições existentes entre as concepções dos professores quando nos referimos ao tema Educação Inclusiva e quando os confrontamos com os autores que balizam esse estudo. Observamos também que o uso de recursos didáticos matemáticos e as mediações dos professores favoreceram o processo de ensino e aprendizagem em matemática de estudantes NEE. E ainda reconhecemos a contação de histórias como um recurso didático matemático importante para o ensino de matemática de estudantes com NEE. Ao final desse estudo chegamos a conclusões importantes acerca do estudo proposto, reconhecemos que a formação inicial e continuada dos professores é essencial quando falamos de Educação Inclusiva, porém importa destacar que a Inclusão deve envolver todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecursos didáticos e as mediações necessárias para uma aprendizagem significativa para estudantes com NEE em aulas de Matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordRecursos didáticospt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordContação de históriaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present dissertation analyzes the contributions of the use of didactic resources in the teaching and learning process of Mathematics for students with SEN. This study was carried out in a public and rural school, located in a satellite city of the Federal District, the subjects studied were the 11 teachers who teach mathematics and the eight students who are attended by the General Resource Room of this same school. In this sense, Chapters II, III and IV of this dissertation were written using the following structure: Summary, Introduction, Theoretical Framework, Methodology, Results, Final Considerations and References, and correspond respectively to the specific objectives presented in Chapter I of this dissertation. The research methodology adopted for this research was the qualitative one, and by limiting the subjects participating in this study in this previously mentioned microenvironment, we understood as the best research strategy the case study. This research came to reveal the contradictions between the conceptions of teachers when we refer to the theme of Inclusive Education and when we confront them with the authors that mark this study. We also observed that the use of mathematical didactic resources and teacher mediations favored the teaching and learning process in mathematics of SEN students. And we still recognize storytelling as an important mathematical didactic resource for math teaching for students with SEN. At the end of this study we arrived at important conclusions about the proposed study, we recognize that the initial and continued formation of teachers is essential when we talk about Inclusive Education, but it should be stressed that Inclusion should involve all.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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