Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36066
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_FernandoJoseTravassosVieira.pdf
Restrito
2,79 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Personalização de informações em portais corporativos : o caso do SERPRO
Autor(es): Vieira, Fernando José Travassos
Orientador(es): Amaral, Sueli Angélica do
Assunto: Recuperação da informação
Portal corporativo
Data de publicação: 3-Jan-2020
Referência: VIEIRA, Fernando José Travassos. Personalização de informações em portais corporativos: o caso do SERPRO. 2005. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Os avanços tecnológicos permitem que sejam prestados serviços personalizados, inclusive de modo pró-ativo, quando se trata de informações em bases de dados corporativas. Esta dissertação de mestrado é uma pesquisa qualitativa que tem por objetivo identificar como as informações sobre os empregados, disponíveis nos sistemas administrativos do SERPRO podem ser utilizadas de modo a permitir a personalização das informações em seu portal corporativo. A pesquisa avalia o portal em si e as ações de gestão do conhecimento em cujo contexto o portal se insere. As técnicas empregadas combinaram a análise documental, a observação direta e as entrevistas, que foram apoiadas por um questionário virtual. O survey assim constituído proporcionou uma amostra não probabilística formada por 1.461 respostas. A análise dos dados coletados mostra que o portal corporativo do SERPRO pode incorporar técnicas mais elaboradas de personalização, de modo a permitir que os dados da Base SERPRO de Conhecimentos sejam recuperados de forma mais relevante, bem como promover a disseminação seletiva de informações por meio do envio de informações de modo pró-ativo, fazendo uso das informações contidas num perfil que deverá ser definido com este fim.
Abstract: Due to advances in technology, personalized services can be provided in a proactive manner conceming information in corporate databases. This thesis is a qualitative research concerning the identification of how employee’s information, available in SERPRO’s administrative systems, can be utilized to allow personalization of information in the corporate portal. In this study the portal is evaluated as well as the information gathered by knowledge management teams. The techniques used in this study combine document analysis, direct observation and interviews supported by an electronic questionnaire. Designed in this way, this survey produced a non-probabilistic sample composed by 1.461 answers with results that can promote new studies in personalization of information. The two major conclusions that were reached based on the analysis of the data are that the current portal can incorporate more complex personalized techniques, in a more relevant way, targeting data can be retrieved from SERPRO’s knowledge base, and it can also promote information selective dissemination of information in a proactive manner, based on a personal profile that should be developed for this purpose.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2005.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.