Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36070
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_RobertoCesarAlvesdoNascimento.pdf
Restrito
1,61 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmaral, Sueli Angélica do-
dc.contributor.authorNascimento, Roberto César Alves do-
dc.date.accessioned2020-01-06T14:06:21Z-
dc.date.available2020-01-06T14:06:21Z-
dc.date.issued2020-01-06-
dc.date.submitted2004-06-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Roberto César Alves do. Necessidade e uso da informação de mercado pelos produtores rurais de alface do núcleo hortícola suburbano de Vargem Bonita, Distrito Federal. x, 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36070-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2004.pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com enfoque sistêmico, o conceito de agricultura deixou de ser somente rural, ou somente agrícola, e passou a incluir tudo o que ocorre antes e depois da propriedade rural. O produtor rural passa a ser visto como um empresário rural, e a sua visão de administração do negócio agrícola ultrapassa os limites da sua propriedade. Neste contexto, a necessidade e uso da informação de mercado exerce papel fundamental, tanto na condução dos processos de produção, quanto na comercialização dos produtos. Com base nesta abordagem, esta pesquisa se desenvolveu, identificando a necessidade e o uso da informação de mercado na orientação do planejamento da produção e da comercialização da alface, dos produtores rurais do Núcleo Hortícola Suburbano de Vargem Bonita do Distrito Federal (NHSVB). Como aporte teórico, foram utilizados os conceitos de agronegócio e de cadeia produtiva, e aplicado o enfoque mercadológico na realização de estudos de usuários, utilizando a técnica de análise do consumidor, considerando o produtor rural como consumidor de informação. Para coleta dos dados junto aos produtores rurais, utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada. Dos 36 produtores rurais de alface no NHSVB foram entrevistados 30, perfazendo um índice de respostas de 85%. Os resultados obtidos revelaram a baixa percepção da importância da informação de mercado nos processos de negócio, uma vez que somente 32% dos produtores rurais consideravam a informação de mercado como muito importante e 38% utilizavam esta informação. Acredita-se que a percepção da importância do uso da informação de mercado pelos produtores rurais do NHSVB possa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de produção e comercialização da alface, contribuindo também para o sucesso do negócio da alface.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.titleNecessidade e uso da informação de mercado pelos produtores rurais da alface do núcleo hortícola suburbano de Vargem Bonita, Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAgronegóciopt_BR
dc.subject.keywordEstudo de usuáriospt_BR
dc.subject.keywordNecessidade informacionalpt_BR
dc.description.abstract1According to the systemic approach, the concept of agriculture is not merely rural, or merely agricultural, and now includes everything that happens before and after the rural property. The rural producer is now seen as a agribusinessman, and his view of the administration of the agricultural business goes beyond the limits of his premises. In this context, the necessity and the use of the market information plays a key role not only regarding the production processes, but also in the commercialization of the products. This research was based on such approach and identifies the need and the use of market information in the orientation of the production planning and the commercialization of lettuce produced by Nucleo Hortícola Suburbano de Vargem Bonita do Distrito Federal ( NHSVB ). Concepts of agríbusiness and productive chain were used as theoretical basis and the marketing approach was used during the execution of the studies of the users which used the technique of consumers’ analysis, considering the rural producer as a consumer of information. To collect data from the rural producers, it was used the semi-structured interview technique. 30 out of the 36 rural producers in NHSVB were interviewed, which performed a 85% of answers. The obtained results revealed a low perception of the importance of the market information in the business processes since 32% of the rural producers regarded market information as being very important and 38% used that information. It is believed that the perception of the relevance of the use of the market information by the rural producers in NHSVB can contribute for the improvement of the lettuce production and its commercialization contributing for the success of the lettuce business as well.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.