Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Gilberto Lacerda | - |
dc.contributor.author | Rego, Isa Sara Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T16:42:13Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T16:42:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2019-04-25 | - |
dc.identifier.citation | REGO, Isa Sara Pereira. Informática aplicada ao ensino da Dança: uma proposta metodológica para a dança digital. 2019. 184 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36085 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese, por meio do campo da Informática Aplicada à Educação, apresenta como
resultado de investigação uma abordagem metodológica para o ensino da Dança
Digital. Nessa abordagem, parte-se do pressuposto que o campo educacional deva
acompanhar as mudanças na sociedade, por meio da inovação e criação de processos
de ensino-aprendizagem contextualizados, visando à construção de novos
conhecimentos. Na perspectiva de uma prática pedagógica reflexiva, refletiva e
responsável, o principal objetivo desse projeto foi sistematizar uma proposta
metodológica para o ensino da Dança Digital, oferecendo a professores e alunos um
material subsidiário-didático para o desenvolvimento de atividades pedagógicas nos
cursos voltados para a formação de professores de dança. Portanto, elegeu-se como
objetivos específicos: a) investigar as possibilidades do uso do computador como meio
para exploração e criação no ensino da dança; b) valorizar o uso das Tecnologias
Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) nos processos de ensinoaprendizagem,
contribuindo para a contextualização nos espaços pedagógicos; c)
apresentar um pensamento pedagógico que corresponda à natureza das mudanças sóciohistóricas
no ensino da dança. De natureza qualitativa, as contribuições metodológicas
da a/r/tografia guiaram a pesquisa-ação, propondo uma confluência metodológica entre
a vida, o fazer artístico, a pesquisa e a prática docente. Os instrumentos e técnicas
utilizados para a coleta de dados compreenderam as etapas de observação participante,
diário de itinerância, relato de experiência e registros visuais em formato de fotografia.
Dada a necessidade, cada vez maior, de conhecimentos científicos que permitam a
experimentação em propostas artístico-pedagógicas que envolvam as Tecnologias
Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), apresenta-se esse estudo
como contribuição para dotar professores na apropriação de conhecimentos científicos
e tecnológicos necessários ao desenvolvimento do seu trabalho. Por meio da
problematização e da transformação dos conteúdos específicos de dança ‒ bem como
da postura crítica diante do mundo ‒, as múltiplas conexões entre corpo, ensinoaprendizagem
e tecnologias puderam ser estabelecidas e transformadas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Informática aplicada ao ensino da Dança : uma proposta metodológica para a dança digital | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Informática aplicada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dança - ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis, through the field of Applied Informatics to Education, presents as a result
of research a methodological approach to the teaching of Digital Dance. In this
approach, it is assumed that the educational field must accompany changes in society,
through innovation and creation of contextualized teaching-learning processes, aiming
at the construction of new knowledge. The main objective of this project was to
systematize a methodological proposal for the teaching of Digital Dance, offering
training to dance teachers. Therefore, it was chosen as specific objectives: a) to
investigate the possibilities of the use of the computer as a means for exploration and
creation in the teaching of dance; b) to value the use of Digital Information,
Communication and Expression Technologies (TICE) in the teaching-learning
processes, contributing to the contextualization in the pedagogical spaces; c) present a
pedagogical thought that corresponds to the nature of socio-historical changes in the
teaching of dance. Of a qualitative nature, the methodological contributions of
a/r/tography guided the action research, proposing a methodological confluence
between life, artistic practice, research and teaching practice. The instruments and
techniques used for data collection included the steps of participant observation,
roaming diary, experience report and visual records in photo format. Given the growing
need for scientific knowledge to allow experimentation in artistic-pedagogical
proposals involving the Digital Information, Communication and Expression
Technologies (TICE), this study is presented as a contribution to equip teachers in the
appropriation of scientific knowledge necessary to the development of their work.
Through the problematization and transformation of specific dance contents - as well
as of the critical posture in front of the world -, the multiple connections between body,
teaching-learning and technologies could be established and transformed. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|