Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36088
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MarcelloLavenèreMachadoNeto.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Em busca de uma matriz tributária mais justa : mensurando a capacidade contributiva do brasileiro no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)
Autor(es): Machado Neto, Marcello Lavenère
Orientador(es): Gassen, Valcir
Assunto: Tributos - Brasil
Matriz tributária
Capacidade contributiva (Direito tributário)
Imposto de renda - Brasil
Data de publicação: 9-Jan-2020
Referência: MACHADO NETO, Marcello Lavenère. Em busca de uma matriz tributária mais justa: mensurando a capacidade contributiva do brasileiro no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O princípio constitucional da capacidade contributiva vem sendo debatido de forma abstrata ao longo dos anos. Com o objetivo de mensurar o (des) respeito da capacidade contributiva do brasileiro no âmbito do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF de forma objetiva, a presente pesquisa propõe uma mudança no debate do fenômeno tributário brasileiro tentando levá-lo a um campo de observação mais empírico, que espelhe adequadamente as características socioeconômicas da matriz tributária nacional. Para tanto, criou-se o Índice da Capacidade Contributiva – ICC, por meio do qual foram realizadas as análises e mensurações da capacidade contributiva do brasileiro no âmbito do IRPF. Ao final do trabalho, foram sugeridas reformas tributárias, visando um maior respeito à capacidade contributiva.
Abstract: The constitutional principle of contributive capacity has been debated in an abstract way over the years. With the purpose of measuring the (dis) respect of the Brazilian taxpayer's contributive capacity in the field of Personal Income Tax, the present research proposes a change in the Brazilian taxation debate, trying to take it to a more empirical analysis, that adequately reflects the socioeconomic characteristics of the national tax matrix. For this purpose, the Contributive Capacity Index (ICC) was created. At the end of the research, tax reforms were suggested, aiming to improve the respect of the contributive capacity.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.