Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Souza, Meire Nadja Meira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T22:01:24Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T22:01:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-09 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Meire Nadja Meira de. Avaliação formativa em Matemática no contexto de jogos: a interação entre pares, a autorregulação das aprendizagens e a construção de conceitos. 2019. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36112 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo é fruto de muitos questionamentos e inquietações que surgiram ao
longo da minha vida pessoal e profissional acerca da manutenção de modelos
avaliativos quantificadores e tradicionais bem como da diminuição do brincar nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo central de analisar o potencial do jogo
como procedimento de avaliação formativa, lanço-me nessa investigação apoiada na
seguinte questão: Como tornar o jogo um procedimento avaliativo que promova as
aprendizagens matemáticas relativas ao campo multiplicativo numa turma do 3º ano
do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal? Para
investigar a problemática, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um
estudo de caso com seis estudantes. A pesquisa ocorreu em uma turma do 3º ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública de Ceilândia – DF, onde, para a
construção dos dados, foi efetivada a observação participante, a aplicação de jogos e
a entrevista semiestruturada com a professora regente. O estudo buscou colocar os
estudantes como protagonistas de sua própria aprendizagem, considerando que a
Matemática está presente em inúmeras atividades de seu cotidiano. Estabelecemos
um processo de reflexão-ação-reflexão constante no tocante às aprendizagens dos
estudantes, da professora e da pesquisadora, o que exigiu reavaliação e modificações
no planejamento, bem como na intencionalidade das ações. O aporte teórico
favoreceu o pensar sobre a importância do jogo na construção do conhecimento
matemático e a considerar a prática do feedback, pelo docente e por pares, como
importante instrumento de ativação dos processos cognitivos e metacognitivos. Os
resultados apontaram para a mudança de concepção das crianças e da professora
em relação ao erro, possibilitando que fosse aceito de forma natural, sendo
investigado pelas próprias crianças, num exercício de autorregulação. Outrossim, o
jogo favoreceu a prática reflexiva e a participação crítica como norteadoras da
aprendizagem matemática. Ainda há muito que se pesquisar sobre esse tema e, por
isso, essa investigação é finalizada com a proposta de possibilidades de continuidade
para esse trabalho como a ampliação do universo de crianças investigadas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação formativa em Matemática no contexto de jogos : a interação entre pares, a autorregulação das aprendizagens e a construção de conceitos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos - matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study is a result of several questionings and fretting that occurred
throughout my personal and professional life about the maintenance of traditional
quantifying evaluating models as well as the decline of children’s playtime in the early
stages of elementary school. With the main goal of analysing a game’s potential as a
formative evaluation method, I start my investigation based on the question of how to
turn a game into an evaluation method that promotes mathematical learnings in the
multiplication field in a third-year classroom of a public school in Brazil’s Federal
District? To investigate this issue in a qualitative approach, a study was conducted
upon six students. The research occurred in a third year class in a public school of
Ceilândia - DF, where, for data building, it was included the participant’s observations,
the game’s applications and a semi-structured interview with the lead teacher. The
study sought to put the students as main characters of their own learning, considering
how math is omnipresent in their daily routines. A constant reflexion-act-reflexion
process was established by us in what surrounds student learnings, teacher and
researcher, which demanded reevaluations and modifications in the plannings, and
also in the action’s intents. The theoretical contributions favored thinking over the
importance of the game in building mathematical knowledge and considering feedback
practice, by the teacher and in pairs, as an important tool of activation of cognitive and
metacognitive processes. The results pointed towards the changes in children and
teachers’ conceptions regarding mistakes and errors, making them being naturally
accepted, being investigated by the children themselves, in a self-regulation exercise.
Likewise, the game favored reflexive practice and critical participation as guiding for
mathematical learning. There is still much to learn from this theme and, because of
that, this research is ended with a proposal of continuing this work as the growth of the
universe of children investigated. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|