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dc.contributor.advisorBarroso Filho, Wilton-
dc.contributor.authorSilva, Emanuelle Souza Alves da-
dc.date.accessioned2020-01-16T16:22:46Z-
dc.date.available2020-01-16T16:22:46Z-
dc.date.issued2020-01-16-
dc.date.submitted2019-07-18-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuelle Souza Alves da. O romance enquanto criação de uma hipótese ontológica: a decadência dos valores a partir de Os sonâmbulos, de Hermann Broch. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36129-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca a compreensão da obra Os sonâmbulos (1932), escrita pelo austríaco Hermann Broch a partir da problemática da decadência dos valores. Apresentamos suas questões no âmbito da narrativa enquanto representações da hipótese ontológica do autor. Para isso, trazemos diversos pensadores como Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt e Milan Kundera a fim de sustentar o diálogo entre filosofia e literatura, adentrando temas particulares como a morte e a guerra para trazer conhecimentos universais sobre a condição humana. O movimento comparatista da criação à obra ficcional e posteriormente à leitura, se perfaz através de ontologias e movimentos metafísicos que se cruzam no processo epistemológico da obra. Esse processo emerge dos elementos estéticos e hermenêuticos do texto que são aqui fundamentados pela perspectiva da Epistemologia do Romance.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO romance enquanto criação de uma hipótese ontológica : a decadência dos valores a partir de Os sonâmbulos, de Hermann Brochpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordOntologiapt_BR
dc.subject.keywordBroch, Hermann, 1886-1951 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoCaixeta, Ana Paula Aparecida-
dc.description.abstract1This dissertation intents to comprehend the work The Sleepwalkers (1932), written by the Austrian author and essayist Hermann Broch starting from the problematics of the disintegration of values. We present his questions within the narrative as representations of the ontological hypothesis of the author. To this end, we bring in various thinkers such as Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt and Milan Kundera in order to sustain the dialogue between philosophy and literature, penetrating particular themes such as death and war, in order to bring universal knowledge about the human condition. The comparative movement of creation to the fictional work and after reading, is made through ontologies that intersect in the epistemological process of the work. This process emerges from the aesthetic and hermeneutic elements of the work that are grounded here by the perspective of the Epistemology of Romance.pt_BR
dc.description.abstract4ZUSAMMENFASSUNG : Diese Dissertation sucht das Verständnis des Werkes Die Schlafwandler (1932), das der Österreicher Hermann Broch über das Problema des Zerfall der Werte. Wir präsentieren seine Fragen innerhalb der Erzählung als Repräsentationen der ontologischen Hypothese von Hermann Broch. Zu diesem Zweck bringen wir verschiedene Denker wie Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt und Milan Kundera ein, um den Dialog zwischen Philosophie und Literatur aufrechtzuerhalten und bestimmte Themen wie Tod und Krieg zu durchdringen, um universelles Wissen über die menschlichen Verhältnisse zu vermitteln. Die vergleichende Bewegung der Schöpfung zum fiktiven Werk und nach dem Lesen erfolgt durch Ontologien und metaphysische Bewegungen, die sich im erkenntnistheoretischen Prozess des Werkes überschneiden. Dieser Vorgang ergibt sich aus den ästhetischen und hermeneutischen Elementen des Textes, die hier auf der Perspektive der Erkenntnistheorie der Romantik beruhen.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Humanas (ICH)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Metafísicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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