Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barroso Filho, Wilton | - |
dc.contributor.author | Silva, Emanuelle Souza Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-16T16:22:46Z | - |
dc.date.available | 2020-01-16T16:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-16 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emanuelle Souza Alves da. O romance enquanto criação de uma hipótese ontológica: a decadência dos valores a partir de Os sonâmbulos, de Hermann Broch. 2019. 99 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36129 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca a compreensão da obra Os sonâmbulos (1932), escrita pelo austríaco Hermann Broch a partir da problemática da decadência dos valores. Apresentamos suas questões no âmbito da narrativa enquanto representações da hipótese ontológica do autor. Para isso, trazemos diversos pensadores como Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt e Milan Kundera a fim de sustentar o diálogo entre filosofia e literatura, adentrando temas particulares como a morte e a guerra para trazer conhecimentos universais sobre a condição humana. O movimento comparatista da criação à obra ficcional e posteriormente à leitura, se perfaz através de ontologias e movimentos metafísicos que se cruzam no processo epistemológico da obra. Esse processo emerge dos elementos estéticos e hermenêuticos do texto que são aqui fundamentados pela perspectiva da Epistemologia do Romance. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O romance enquanto criação de uma hipótese ontológica : a decadência dos valores a partir de Os sonâmbulos, de Hermann Broch | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ontologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Broch, Hermann, 1886-1951 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Caixeta, Ana Paula Aparecida | - |
dc.description.abstract1 | This dissertation intents to comprehend the work The Sleepwalkers (1932), written by the Austrian author and essayist Hermann Broch starting from the problematics of the disintegration of values. We present his questions within the narrative as representations of the ontological hypothesis of the author. To this end, we bring in various thinkers such as Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt and Milan Kundera in order to sustain the dialogue between philosophy and literature, penetrating particular themes such as death and war, in order to bring universal knowledge about the human condition. The comparative movement of creation to the fictional work and after reading, is made through ontologies that intersect in the epistemological process of the work. This process emerges from the aesthetic and hermeneutic elements of the work that are grounded here by the perspective of the Epistemology of Romance. | pt_BR |
dc.description.abstract4 | ZUSAMMENFASSUNG : Diese Dissertation sucht das Verständnis des Werkes Die Schlafwandler (1932), das
der Österreicher Hermann Broch über das Problema des Zerfall der Werte. Wir
präsentieren seine Fragen innerhalb der Erzählung als Repräsentationen der
ontologischen Hypothese von Hermann Broch. Zu diesem Zweck bringen wir
verschiedene Denker wie Immanuel Kant, Friedrich Hegel, Hannah Arendt und Milan
Kundera ein, um den Dialog zwischen Philosophie und Literatur aufrechtzuerhalten
und bestimmte Themen wie Tod und Krieg zu durchdringen, um universelles Wissen
über die menschlichen Verhältnisse zu vermitteln. Die vergleichende Bewegung der
Schöpfung zum fiktiven Werk und nach dem Lesen erfolgt durch Ontologien und
metaphysische Bewegungen, die sich im erkenntnistheoretischen Prozess des
Werkes überschneiden. Dieser Vorgang ergibt sich aus den ästhetischen und
hermeneutischen Elementen des Textes, die hier auf der Perspektive der
Erkenntnistheorie der Romantik beruhen. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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