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Título: Oficinas para o desenvolvimento do letramento em avaliação de línguas de professores de um centro de línguas público do Distrito Federal
Autor(es): Ismail, Daniela da Silva Duarte
Orientador(es): Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de
Assunto: Letramento - avaliação
Interacionismo sociodiscursivo
Professores de línguas - avaliação
Data de publicação: 16-Jan-2020
Referência: ISMAIL, Daniela da Silva Duarte. Oficinas para o desenvolvimento do letramento em avaliação de línguas de professores de um centro de línguas público do Distrito Federal. 2019. 171 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A avaliação tem ganhado cada vez mais destaque no mundo contemporâneo. No âmbito escolar, seu papel integrador do ensino e aprendizagem tem exigido de todos os agentes envolvidos nesse contexto mais conhecimento a respeito da avaliação. No caso dos professores de línguas, sabemos que a formação inicial tem sido falha quando se trata de avaliação (SCARAMUCCI; QUEVEDO-CAMARGO, 2018) e que, portanto, é necessária a oferta de programas de letramento em avaliação de línguas para professores em serviço. Esse trabalho apresenta uma possibilidade de formação em avaliação por meio de oficinas, oferecidas no local de trabalho do professor, neste caso, um Centro de Línguas do Distrito Federal. Os objetivos foram investigar quais conteúdos e procedimentos deveriam compor as oficinas nesse contexto e buscar evidências de contribuições do trabalho desenvolvido nas oficinas para o desenvolvimento do letramento em avaliação de línguas dos professores participantes. Foi realizado um estudo de caso interventivo (FALTIS,1997; FREEBODY, 2003; STAKE, 1994) com o uso de questionário, entrevistas, oficinas, observação de um momento de avaliação, análise documental e relato reflexivo (BOGDAN; BIKLEN, 1998; LUDKE; ANDRÉ, 1986) no processo de geração de dados, os quais foram analisados conforme o quadro metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONACKART, 1999, 2006). Com suporte da literatura e dos dados gerados na primeira fase da pesquisa, organizamos as oficinas a partir de quatro conteúdos temáticos principais: os princípios básicos para a avaliação de LE na sala de aula, as diferentes formas de avaliar, as relações entre a concepção de língua dos professores e a avaliação e a função formativa da avaliação. Os procedimentos adotados para tratar desses conteúdos tiveram foco no envolvimento práticos dos participantes. As atividades desenvolvidas nas oficinas incluíram a leitura e discussão de textos, a análise de instrumentos de avaliação usados na escola, a análise e discussão de diferentes cenários de avaliação e a elaboração e implementação de uma atividade de avaliação alternativa. As diferenças apresentadas na fase final da pesquisa, em comparação com a fase inicial, em relação aos tipos de discurso, às modalizações e em especial aos mecanismos de responsabilização enunciativa, sugerem influência do trabalho desenvolvido nas oficinas dentro dos conteúdos temáticos trabalhados, já que é possível observar que os dois professores participantes foram capazes de apresentar definições mais precisas de conceitos trabalhados nas oficinas por meio de um discurso com características teóricas. Além disso, as oficinas se revelaram uma forma promissora de oportunizar o letramento em avaliação de línguas a professores em serviço, atendendo às demandas específicas do contexto.
Abstract: Assessment has gained increasing prominence in the contemporary world. In the school setting, its role as that of integrating teaching and learning has required more knowledge about the assessment of all the agents involved in this context. In the case of language teachers, we know that initial training has been flawed when it comes to assessment (SCARAMUCCI; QUEVEDO-CAMARGO, 2018) and that, therefore, it is necessary to offer language assessment literacy programs for in-service teachers. This work presents a possibility of in-service education in assessment through workshops offered at the teacher's workplace, in this case, a Language Center of the Federal District. The objectives were to investigate what contents and procedures should compose the workshops in this context and to seek evidence of contributions of the work developed in the workshops for the development of language assessment literacy of the participating teachers. An intervention case study (FALTIS, 1997; FREEBODY, 2003; STAKE, 1994) was carried out with the use of a questionnaire, interviews, workshops, observation of a moment of evaluation, documentary analysis and reflective reporting (BOGDAN; BIKLEN, 1998; LUDKE and André, 1986) in the process of data generation, which were analyzed according to the methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONACKART, 1999, 2006). With support from the literature and the data generated in the first phase of the research, we organized the workshops from four main thematic contents: the basic principles for language assessment in the classroom, the different ways of assessing, the relationships between teachers' conception of language and assessment and formative assessment. The procedures adopted to deal with these contents focused on the practical involvement of the participants. The activities carried out at the workshops included reading and discussing texts, analyzing assessment instruments used at school, analyzing and discussing different assessment scenarios, and developing and implementing an alternative assessment activity. The differences presented in the final phase of the research, compared to the initial phase, in relation to the types of discourse, the modalizations and especially the mechanisms of declarative accountability, suggest the influence of the work developed in the workshops within the thematic contents worked, since it is possible to observe that the two participating teachers were able to present more precise definitions of concepts worked in the workshops through a discourse with theoretical characteristics. In addition, the workshops proved to be a promising way of providing literacy in language assessment to in-service teachers, responding to the specific demands of the context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (IL LET)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
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