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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/36199
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ARTIGO_HistoriaProtoindustriaEscolar.pdf1,31 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império : a fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883)
Autre(s) titre(s): For a history of school-related protoindustry in the Empire of Brazil : the Röhe & Irmãos factory and their school-desks (1868-1883)
Auteur(s): Anjos, Juarez José Tuchinski dos
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-4677-5816
Assunto:: Indústria de móveis
Carteiras escolares - século XIX
Cultura
Date de publication: 2019
Editeur: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Référence bibliographique: ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Para uma história da protoindustria escolar no Brasil Império: a fábrica Röhe & Irmãos e seus bancos-carteira (1868-1883). Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 76, p. 71-94, jul./ago. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.67777. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000400071&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 jan. 2020. Epub Sep 26, 2019.
Résumé: O artigo elabora o conceito de protoindústria escolar para referir-se às primeiras experiências industriais de produção de móveis para a escola no Brasil Imperial. Partindo da hipótese de que esta se situaria entre a produção artesanal e a industrial de objetos escolares, na classificação dessas modalidades proposta por Juri Meda (2015) e valendo-se das perspectivas analíticas da micro-história (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), o objetivo do artigo é verificá-la, numa primeira aproximação, a partir do estudo do caso da Fábrica Röhe & Irmãos e os bancos-carteira por ela fabricados, entre 1868 e 1883, na Corte Imperial.
Abstract: This article elaborates the concept of school-related protoindustry in order to approach the early industrial experiences of furniture production for schools in the Empire of Brazil. Based on the hypothesis that it would be located between the craft production and the industrial production of school-related objects, in the classification of these modalities proposed by Juri Meda (2015), and using the analytical perspectives of microhistory (LEVI, 2009; REVEL, 1996; GINZBURG, 1989; 1991), this paper aimed at investigating it, in a first approach, based on the case study of the Röhe & Irmãos Factory and the school-desks manufactured by it between 1868 and 1883 in the Imperial Court.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: (CC BY)
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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