Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36237
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ComQuemEscola.pdf315,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_WhoSchoolCount.pdf340,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Com quem a escola pode contar? : a coprodução do ensino fundamental público por familiares de estudantes
Outros títulos: Who can the school count on? : the coproduction of public education by students’ families
¿Con quién la escuela puede contar? : la coproducción de la educación primaria pública por familiares de estudiantes
Autor(es): Soares, Guilherme Ferreira
Farias, Josivania Silva
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0733-6311
http://orcid.org/0000-0002-1421-3280
Assunto: Coprodução
Coprodução de serviços públicos
Educação e Estado
Setor público - Brasil
Governo
Data de publicação: Abr-2019
Editora: Fundação Getulio Vargas
Referência: SOARES, Guilherme Ferreira; FARIAS, Josivania Silva. Com quem a escola pode contar?: a coprodução do Ensino Fundamental público por familiares de estudantes. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 2, p. 310-330, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220170301. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000200310. Acesso em: 24 jun. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOARES, Guilherme Ferreira; FARIAS, Josivania Silva. Who can the school count on?: the coproduction of public education by students’ families. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 2, p. 310-330, mar./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220170301. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000200310. Acesso em: 24 jun. 2020.
Resumo: Este estudo discute a coprodução da educação pública por parte de familiares de estudantes, suas diversas formas e, ainda, como ela é influenciada pelo perfil dos familiares. Realizaram-se 10 entrevistas com gestores escolares, com amostragem e análise apoiada em saturação teórica, além de um survey com 269 familiares de estudantes do Distrito Federal, com análise de dados baseada em regressão logística. Foram confirmadas as formas de coprodução identificadas por Pestoff (2006), em um estudo realizado na Europa, e emergiu uma nova forma, a coprodução pelo suporte básico. Também se concluiu que a escolaridade, os hábitos e as práticas de familiares influenciam a coprodução pedagógica, social, política e econômica. A pesquisa elucida a coprodução com cidadãos de serviços públicos em países em desenvolvimento.
Abstract: This article discusses the coproduction of public education by student’s families and how it is influenced by the family members’ profile. Interviews were conducted with ten school principals, with sampling and analysis based on theoretical saturation, and a survey with 269 family members from Distrito Federal, using logistic regression as the data analysis methodology. From this, all categories of coproduction identified in Europe by Pestoff (2006) were confirmed, and another raised from the interviews, the coproduction by basic family support. Additionally, the data analysis showed significant influence of the families’ level of education and their family habits on pedagogy, social, political and economic coproduction. The research highlighted the coproduction of public services by citizen in developing countries.
Resumen: Este estudio discute la coproducción de la educación pública por parte de familiares de estudiantes, sus diversas formas y cómo ella es influenciada por el perfil de los familiares. Se realizaron 10 entrevistas con gestores escolares, con muestreo y análisis apoyado en saturación teórica, además de un survey con 269 familiares de estudiantes del Distrito Federal, con análisis de datos basado en regresión logística. Se confirmaron las formas de coproducción identificadas por Pestoff (2006) en un estudio realizado en Europa, y emergió una nueva forma, la coproducción por el soporte básico. También se concluyó que la escolaridad, los hábitos y las prácticas de familiares influencian la coproducción pedagógica, social, política y económica. La investigación elucida la coproducción con ciudadanos de servicios públicos en países en desarrollo.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0034-761220170301
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.