Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36263
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PlagioLivrosDidaticos.pdf262,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCastro, Sirlene Rodrigues Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Carlospt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:03Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:03Z-
dc.date.issued2019-03pt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Sirlene Rodrigues Ferreira; LOPES, Carlos. O PLÁGIO NOS LIVROS DIDÁTICOS E NA VISÃO DE AUTORES. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 171, p. 224-242, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/198053145447. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000100224. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36263-
dc.description.abstractO artigo aborda o tema do plágio em livros didáticos, quando referido às pesquisas na internet e ao posicionamento dos autores. Por meio da análise de conteúdo, segundo as diretrizes de Bardin (2011), em 16 livros das coleções de Português, Ciências, Geografia e Matemática do ensino fundamental, e em entrevistas semiestruturadas com cinco autores brasileiros, concluiu-se: a inexistência de orientações sobre o plágio nesses livros analisados; a não integração da temática plágio nas diretrizes do Programa Nacional do Livro Didático; e a responsabilização da mediação dessas orientações exclusivamente a cargo dos professores.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFundação Carlos Chagaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO plágio nos livros didáticos e na visão de autorespt_BR
dc.title.alternativePlagiarism in textbooks and in the authors' vision-
dc.title.alternativeEl plagio en los libros didácticos y en la visión de autores-
dc.title.alternativeLe plagiat dans les manuels scolaires et les position des auteurs-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEscritorespt_BR
dc.subject.keywordPlágiopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.rights.license(CC BY-NC) - Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/198053145447pt_BR
dc.description.abstract1This article deals with the topic of plagiarism in textbooks when referred to internet searches and the opinions of the authors. By analyzing the content of 16 Portuguese, Science, Geography and Mathematics books, according to the guidelines of Bardin (2011) and semi-structured interviews with five Brazilian authors, it was concluded: the lack of guidelines on plagiarism in the elementary school textbooks analyzed; the subject of plagiarism is not integrated with the guidelines of the National Textbook Program; and there is a displacement of responsibility for the mediation of these teachers’ guidelines.-
dc.description.abstract2El artículo aborda el tema del plagio en libros didácticos, cuando se refiere a las investigaciones en internet y al posicionamiento de los autores. A través de análisis de contenido, de acuerdo con las directrices de Bardin (2011), en 16 libros de colecciones de Portugués, Ciencia, Geografía y Matemáticas de la enseñanza primaria, y entrevistas semiestructuradas con cinco autores brasileños se concluyó: la falta de orientaciones sobre el plagio en esos libros analizados; la no integración de la temática ‘plagio’ en las directrices del Programa Nacional del Libro Didáctico; y el desplazamiento de responsabilización por la mediación de esas orientaciones a los profesores.-
dc.description.abstract3L’article aborde le sujet du plagiat dans les manuels scolaires concernant les recherches sur internet et les positions de leurs auteurs. Ce travail a analysé le contenu, selon les directives de Bardin (2011) de 16 manuels scolaires de Portugais, Sciences Géographie et Mathématiques utilisés à l enseignement obligatoire, ainsi que des entrevues semi-structurées avec cinq auteurs brésiliens. Les conclusions relèvent: une absence de recommandations concernant le plagiat dans les livres analysés; aussi bien que la non intégration du sujet dans les directives du Programa Nacional do Livro Didático [Programme National du Manuel Scolaire] (PNLD); entrainant un transfer de la responsabilité des avertissements sur le plagiat aux enseignants.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9556-1107-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2745-3942-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.