Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36295
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_TrabalhoDocenteVirtual.pdf331,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPasquali, Denniapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Anegleyce Teodoropt_BR
dc.contributor.authorLazzarotti Filho, Aript_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:10Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:10Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationPASQUALI, Dennia; RODRIGUES, Anegleyce Teodoro; LAZZAROTTI FILHO, Ari. Trabalho docente virtual na formação profissional em educação física: saberes docentes e práticas corporais. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 3, p. 256-262, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892019000300256. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36295-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi compreender como os saberes docentes e as práticas corporais foram tratados pedagogicamente em um curso de licenciatura em educação física, modalidade a distância. Trata-se de uma abordagem qualitativo-descritiva que recorreu à análise documental e a entrevistas semiestruturadas com docentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo por categorias temáticas: polidocência, saberes docentes e práticas corporais. As conclusões indicaram que a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual; que os saberes pedagógicos relativos às tecnologias e às mídias foram incorporados aos saberes docentes; e que as práticas corporais, na modalidade a distância, buscaram articular os conhecimentos técnicos com os teórico-científicos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherColégio Brasileiro de Ciências do Esportept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrabalho docente virtual na formação profissional em educação física : saberes docentes e práticas corporaispt_BR
dc.title.alternativeVirtual teacher work in professional training of physical education : teacher knowledge and corporal practices-
dc.title.alternativeTrabajo docente virtual en la formación profesional en educación física: saberes docentes y prácticas corporales-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordDocentespt_BR
dc.subject.keywordProfessores de educação física - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.rights.licensePublicado por Elsevier Editora Ltda. em nome de Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Este é um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons. org/licenses/by-nc-nd/4.0/)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.003pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this research was to understand how the teaching knowledge and the corporal practices were treated pedagogically in a course of Degree in Physical Education, distance education. It is a qualitative-descriptive research that used documentary analysis and semi-structured interviews with teachers. The data were submitted to content analysis by thematic categories: polydocence, teacher knowledge and corporal practices. The conclusions indicated that polydocence was inherent in virtual teaching work; the pedagogical knowledge related to technologies and the media has been incorporated into the teaching knowledge; and the corporal practices, in the distance education, sought to articulate the technical knowledge with the theoretical-scientific ones.-
dc.description.abstract2El objetivo de esta investigación fue comprender cómo los saberes docentes y las prácticas corporales se trataron pedagógicamente en un curso de la licenciatura en educación física, en la modalidad a distancia. Se trata de un enfoque cualitativo-descriptivo que recurrió al análisis documental y a entrevistas semiestructuradas con docentes. Los datos se sometieron al análisis del contenido por categorías temáticas: polidocencia, saberes docentes y prácticas corporales. Las conclusiones indicaron que la polidocencia se mostró como inherente al trabajo docente virtual; los saberes pedagógicos relativos a las tecnologías y los medios se incorporaron a los saberes docentes, y las prácticas corporales, en la modalidad a distancia, buscaron articular los conocimientos técnicos con los teórico-científicos.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.