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ARTIGO_EncruzilhadasMuseologicasRessonancias.pdf160,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBritto, Clovis Carvalhopt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Fernando José Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Janaina Couvo Teixeira Maia dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:11Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:11Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationBRITTO, Clovis Carvalho; AGUIAR, Fernando José Ferreira; AGUIAR, Janaina Couvo Teixeira Maia de. Encruzilhadas museológicas: ressonâncias da presença/ausência de Exu no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 27, e20, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e20. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-47142019000100603. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36300-
dc.description.abstractO artigo analisa algumas configurações no campo da Antropologia dos Museus, tendo como estudo de caso os usos e as apropriações dos acervos afrorreligiosos existentes no Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras, SE. A partir de narrativas sobre o contexto da criação do museu, dos dados sobre a formação da Sala de Exu e da análise dos conflitos em torno da representação e da musealização de elementos que evocam a presença e a ausência do orixá Exu na exposição museológica, demonstra múltiplas estratégias da produção de “sagrados” em contextos e instituições seculares. Do mesmo modo, evidencia as ressonâncias presentes nos deslocamentos de bens afrorreligiosos e os conflitos em torno das políticas de (auto) representação materializadas em ações de musealização e de patrimonialização das diferenças culturais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherMuseu Paulista, Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEncruzilhadas museológicas : ressonâncias da presença/ausência de Exu no Museu Afro-Brasileiro de Sergipept_BR
dc.title.alternativeMuseological crossroads : resonances of the presence/absence of Exu in the Afro-Brazilian Museum of Sergipe-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAntropologiapt_BR
dc.subject.keywordMuseuspt_BR
dc.subject.keywordAcervo afrorreligiosopt_BR
dc.subject.keywordExupt_BR
dc.rights.license(CC BY) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-02672019v27e20pt_BR
dc.description.abstract1The article analyzes some configurations in the field of Anthropology of Museums having as a case study the uses and appropriations of the afro-religious collections existing in the Afro-Brazilian Museum of Sergipe, in Laranjeiras-SE. Based on narratives about the context of the creation of the museum, data about the formation of the Exu Room and the analysis of the conflicts around the representation and musealization of elements that evoke Exu in the museological exhibition demonstrates multiple strategies of the production of “sacred” in secular contexts and institutions. In the same way, it highlights the resonances present in the movements of afro-religious goods and the conflicts around the (self) representation policies materialized in musealization actions and patrimonialization of cultural differences.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-6267-544X-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4052-1495-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9392-8534-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
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