Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36345
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_InterseccoesIdentidadesDocencia.pdf371,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil
Outros títulos: Intersections and identities in the Brazilian legal academy
Autor(es): Bonelli, Maria da Gloria
Bertolin, Patricia Tuma Martins
Albuquerque, Rossana Maria Marinho
Campos, Veridiana P. Parahyba
Barbalho, Renne Martins
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3877-9825
http://orcid.org/0000-0002-3835-829X
http://orcid.org/0000-0002-6199-1392
http://orcid.org/0000-0003-0014-754X
http://orcid.org/0000-0001-9052-2010
Assunto: Profissionalismo
Direito - estudo e ensino
Professores de direito
Data de publicação: 2019
Editora: Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília
Referência: BONELLI, Maria da Gloria et al. Intersecções e identidades na docência do direito no Brasil. Sociedade e Estado, v. 34, n. 3, p. 661-688, set./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922019000300661. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: O artigo analisa as mudanças na docência do direito, relacionando a maior participação das mulheres e da diferença no professorado, com a pulverização das instituições de ensino, a distribuição regional, os regimes de trabalho e o maior de grau de titulação docente. Investiga como esses deslocamentos se refletem nas identificações profissionais e em suas intersecções, bem como no jogo para produzir o centro e o descentramento dos grupos estabelecidos e do cânone jurídico. Baseia-se em dados do Censo Nacional da Educação Superior, Inep (2015) e em entrevistas qualitativas realizadas com docentes homens e mulheres de seis faculdades de direito do país.
Abstract: The article focuses on the changes in legal academy in Brazil, linking the increase in the participation of women and difference among the professoriate, with the fragmentation of institutional models, regional distribution of schools, type of labor agreement and higher titration of faculty members. It examines how such dislocations are articulated with professional identifications and their intersections, as well as the play to produce the center and to decenter the canonical knowledge and established groups. The research gathers data from the 2015 National Census of Higher Education, Inep, and from qualitative fieldwork, interviewing male and female professors of six Brazilian Law schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Licença: (CC BY-NC)
DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-201934030002
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.