Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36356
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_UnderstandAnalyzeOrganization.pdf524,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Ligia Abreu Gomespt_BR
dc.contributor.authorBorges-Andrade, Jairo Eduardopt_BR
dc.contributor.authorPorto, Juliana Barreirospt_BR
dc.contributor.authorVictorino, Luizpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:26Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:26Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationABREU-CRUZ, Ligia et al. To understand and analyze an organization´s culture: Theoretical and methodological choices in two decades of research in Brazil. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 36, e180103, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180103. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100402. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36356-
dc.description.abstractApesar da popularidade do constructo “cultura organizacional” na prática do psicólogo organizacional, é preciso questionar a qualidade teórico-metodológica de seus fundamentos no Brasil. Este estudo levantou 27 pesquisas cujo objeto foi a cultura de uma organização, nos 18 periódicos de psicologia e administração mais bem avaliados no período de 1996 a 2017. Os artigos foram classificados por suas características teóricas e metodológicas, tais como tipo de análise de dados e definições de cultura, dentre outros aspectos, para então serem quantificados e analisados qualitativamente. As tendências foram discutidas frente aos padrões da literatura global sobre cultura organizacional, à luz das características da produção nacional em comportamento organizacional. Recomendou-se especial atenção ao alinhamento entre método e epistemologia, além de aproximação dos avanços da literatura global na área.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTo understand and analyze an organization´s culture : theoretical and methodological choices in two decades of research in Brazilpt_BR
dc.title.alternativeCompreender e analisar a cultura de uma organização : escolhas teórico-metodológicas em duas décadas de pesquisa no Brasil-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordMetodologiapt_BR
dc.subject.keywordPsicologiapt_BR
dc.subject.keywordPsicologia organizacionalpt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180103pt_BR
dc.description.abstract1Despite the popularity of the organizational culture construct in the organizational psychology´s practice, it is important to scrutinize the theoretical and methodological quality standards of its principles in Brazil. The present study investigated 27 articles targeting at an organization´s culture, in 18 psychology and administration top-ranked journals, issued between 1996 and 2017. The articles were classified by their theoretical and methodological characteristics, such as type of data analysis, culture definitions, among others, to be further quantified and qualitatively reviewed. The trends were discussed in face of organizational culture´s global literature standards, and according to the characteristics of national organizational behavior literature. Special attention was recommended to the alignment between method and epistemology, as well as to a convergence towards global literature´s new developments.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2843-1449-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2373-9057-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9164-2719-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3095-0598-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.