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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCá, Imelson Ntchalapt_BR
dc.contributor.authorRubio, Cássio Florênciopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:27Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:27Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationCÁ, Imelson Ntchala; RUBIO, Cássio Florêncio. O perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 1, p. 389-421, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318138654232462591. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132019000100389. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36358-
dc.description.abstractObjetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e algumas características do material didático empregado para o ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado para o aprendizado de português. Como subsídio teórico para discussão, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006), Carvalho (2011), Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores influenciadores da aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa e procedimentos de ensino.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO perfil dos estudantes e a realidade do ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissaupt_BR
dc.title.alternativeThe profile of the students and the reality of portuguese language teaching in Guinea-Bissau-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - Guiné-Bissaupt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/010318138654232462591pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study is to investigate the linguistic profile of Guinean students and some characteristics of the didactic material used to teach Portuguese in Guiné-Bissau, in order to establish a comparison between the needs of learners and what is offered for learning of Portuguese. As a theoretical subsidy for discussion we consider, among others, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006), Carvalho (2011), Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) and Schoffen (2012). The corpus used in the research is a questionnaire applied to 50 Guinean students of higher education at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony and Portuguese-language didactic material used in the initial series in Guinea-Bissau. The results point to different factors that influence learning, such as inadequacy of the material, age of acquisition of the Portuguese language and teaching procedures.-
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