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Título: “No próximo recreio a gente briga” : interação social e disputa de meninas
Outros títulos: “In the next break we fight” : social interaction and dispute among girls
Autor(es): Marques, Rafaela Nunes
Müller, Fernanda
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0207-9333
http://orcid.org/0000-0002-1788-8662
Assunto: Antropologia educacional
Interação social
Jogo de damas
Recreio escolar
Data de publicação: 2019
Editora: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Referência: MARQUES, Rafaela Nunes; MULLER, Fernanda. “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 241-263, mai./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000300241. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.
Abstract: The article explores children’s interactions during a game of checkers in the school break. Through prolonged and regular observation and audio/video recordings, it was possible to describe practices and rules of the game and interpret their cultural meaning for children. Also, it is analyzed aspects of language socialization based on Ethnomethodological Conversation Analysis and interpreted the interactions of children according to Erving Goffman’s theory. The results demonstrate that gender issues emerged in the dispute and contradicted arguments from the field of psychology linked to the lack of complexity in girls’ games (PIAGET, 1994). The focus of the interactions was not on the rules of the game itself, but on how they were kept, transgressand/or reinterpreted by the players during the match.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570
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