Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/36440
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_PraticasFavorecedorasContexto.pdf310,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Práticas favorecedoras ao contexto escolar : discutindo formação e atuação de psicólogos escolares
Outros títulos: Favoring practices to school context : discussing school psychologist’s academic education and performance
Prácticas favorecedoras al contexto escolar : discutiendo formación y actuación de psicólogos escolares
Autor(es): Cavalcante, Lorena de Almeida
Aquino, Fabíola de Sousa Braz
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-2330-829X
http://orcid.org/0000-0002-8854-8577
Assunto: Psicologia escolar
Psicólogos escolares - formação
Psicólogos escolares - prática
Data de publicação: 2019
Editora: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
Referência: CAVALCANTE, Lorena de Almeida; AQUINO, Fabíola de Sousa Braz. Práticas Favorecedoras ao Contexto Escolar: Discutindo Formação e Atuação de Psicólogos Escolares. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 24, n. 1, p. 119-130, jan./mar. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240110. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000100119. Acesso em: 23 jan. 2020.
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar, por meio de realização e análise de entrevistas junto a 55 psicólogos escolares, concepções acerca de práticas favorecedoras de aprendizagem e desenvolvimento no contexto escolar. A maioria dos participantes tinha concluído o curso há mais de 20 anos, não apresentava formação em Psicologia Escolar, tampouco havia realizado estágio supervisionado e pós-graduações no âmbito da referida área. As intervenções dos profissionais entrevistados se concentravam nos alunos, pais e agentes escolares, embora muitas vezes a prática com os referidos grupos ocorresse de forma isolada. Para os participantes, as práticas favorecedoras englobavam, principalmente, intervir com os alunos, seguidos de intervir nas relações, com os pais, no âmbito pedagógico e com os agentes escolares. Os resultados indicam a relevância das formações inicial e continuada em Psicologia Escolar como contextos para desenvolver competências específicas do psicólogo escolar e forjar o compromisso social com a promoção de aprendizagem e desenvolvimento.
Abstract: This research aimed to identify, by conducting and analyzing interviews with 55 school psychologists, conceptions about favoring practices to learning and development at school context. Most professionals concluded Psychology course for more than 20 years ago, did not have graduation focused on School Psychology neither had realized supervisioned internship and post graduations in this area. The intervention of the interviewed professionals focused on students, parents and school professionals, although often the practice with such groups occur isolatedly. For participants, the favoring practices included mainly to intervene with students, followed by to intervene with relations, with parents, in the pedagogical framework and with school professionals. The results indicate the relevance of initial and continued formations in School Psychology as contexts to develop specific school psychologist’s competences and to forge social commitment with the promotion of learning and development.
Resumen: Esta investigación tuvo como objetivo identificar, por medio de realización y análisis de entrevistas con 55 psicólogos escolares, concepciones sobre prácticas favorecedoras de aprendizaje y desarrollo en el contexto escolar. La mayoría de los profesionales hubiera concluido el curso hace más de 20 años, no tenía formación en Psicología Escolar y no había realizado práctica supervisada y postgrados en el área. La intervención de los entrevistados se centró en estudiantes, padres y agentes escolares, aunque muchas veces la práctica con esos grupos ocurriera aisladamente. Para los participantes, las prácticas favorecedoras engloban principalmente intervenir con los estudiantes, seguida de intervenir en las relaciones, con los padres, en el ámbito pedagógico y con los agentes escolares. Los resultados indican la relevancia de las formaciones inicial y continuada en Psicología Escolar como contextos para desarrollar competencias específicas de lo psicólogo escolar y forjar el compromiso social con la promoción de aprendizaje y desarrollo.
Licença: (CC BY)
DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712019240110
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.