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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Dais Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorSouza, Dyana Helena dept_BR
dc.contributor.authorCavadinha, Edupt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:57Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:57Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Dais Gonçalves; SOUZA, Dyana Helena de; CAVADINHA, Edu. Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, e180017, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000100216. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36446-
dc.description.abstractPropõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEquidade nos cursos de graduação em saúde : marco legal, desafios políticos e metodológicospt_BR
dc.title.alternativeEquity in health undergraduate courses : legal framework, and political and methodological challenges-
dc.title.alternativeEquidad en los cursos de graduación en salud: marco legal, desafíos políticos y metodológicos-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEquidade em saúdept_BR
dc.subject.keywordDiretrizes curricularespt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.rights.licenseEste artigo está licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons 4.0, tipo BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR). (CC BY).-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/interface.180017pt_BR
dc.description.abstract1This study proposes a dialogue regarding the implementation of equity in undergraduate courses of a Brazilian public university, based on the documentary analysis of national curricular guidelines and a literature review using descriptors in Portuguese, English and Spanish. The study object will also be the presentation of the National Policies of Equity and Health Qualification that have contributed to the discussion of equity in health. The literature review evidenced a lack of publications on the subject, with a predominance of studies on the inclusion and/or insertion of certain population groups in higher education. As identified, equity is present in the national curricular guidelines of some courses, with experiences that favor qualification. A greater defense in favor of equity education is recommended in higher education institutions in the context of reviewing the national curricular guidelines based on the coordination of civil society and popular movements.-
dc.description.abstract2Se propone el diálogo sobre la implementación de la lente de la equidad en los cursos de graduación de una universidad pública brasileña, a partir del análisis documental de las DCN y revisión de literatura utilizando descriptores de lengua portuguesa, inglesa y española. También será objeto de estudio presentar las Políticas Nacionales de Equidad y de Formación en Salud que han contribuido con el debate de equidad en la salud. La revisión de la literatura dejo en evidencia la incipiente de publicación en la temática, predominando estudios sobre la inclusión y/o inserción de determinados grupos poblacionales en la enseñanza superior. Se identificó que la lente de la equidad está presente en las DCN de algunos cursos y existen experiencias que favorecen la formación. Se recomienda una mayor defensa de la formación en equidad en las instituciones de Enseñanza Superior en el contexto de la revisión de las DCN a partir de la articulación de la sociedad civil y de los movimientos populares.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1103-5930-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-6050-3337-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-6916-5119-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)-
dc.description.unidadeDepartamento de Saúde Coletiva (FS DSC)-
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