Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36456
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FederalManagementMore.pdf286,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_GestaoFederalPrograma.pdf309,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_GestionFederalPrograma.pdf289,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Erika Rodrigues dept_BR
dc.contributor.authorMacedo, Harineide Madeirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, José Carlos dapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:01Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:01Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Federal management of the More Doctors Program: the role of the Ministry of Education. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, 180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________-
dc.identifier.citationALMEIDA, Erika Rodrigues de; MACEDO, Harineide Madeira; SILVA, José Carlos da. Gestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la Educación Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 23, supl. 1, e180011, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.180011. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832019000600205. Acesso em: 22 maio 2020.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36456-
dc.description.abstractO Programa Mais Médicos (PMM) possui três eixos de atuação e é fundamentado pelas diretrizes pedagógicas da Educação Permanente. Considerando a abrangência do programa, que vai do provimento emergencial de médicos até a ampliação do número de vagas em cursos de graduação e residência em Medicina, sua gestão é interministerial, na qual o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) compartilham responsabilidades para seu pleno funcionamento. O presente trabalho relata a construção da experiência de gestão do PMM por parte do MEC, que inclui a estruturação de uma nova diretoria e de novos modos de fazer gestão nesse ministério. Também aponta as principais dificuldades e facilidades durante todo o processo, além de sinalizar importantes reflexões sobre as perspectivas e desafios para a continuidade e sustentabilidade do programa.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isopt-
dc.language.isoes-
dc.publisherUNESPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFederal management of the More Doctors Program : the role of the Ministry of Educationpt_BR
dc.title.alternativeGestão federal do Programa Mais Médicos : o papel do Ministério da Educação-
dc.title.alternativeGestión federal del Programa Más Médicos: el papel del Ministerio de la Educación-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Mais Médicospt_BR
dc.subject.keywordMinistério da Educaçãopt_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordAtenção primária à saúdept_BR
dc.rights.licenseThis article is distributed under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License, BY type (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en).-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/interface.180011pt_BR
dc.description.abstract1The More Doctors Program (PMM) has three axes of action and is grounded on the pedagogical guidelines of Permanent Education. Considering the Program’s scope, which ranges from the emergency supply of doctors to the expansion of the number of seats in undergraduate and medical residency courses, its management is interministerial, as the Ministry of Health and the Ministry of Education share responsibilities for its full operation. This article reports on the construction of the Ministry of Education’s experience of managing PMM, which includes the structuring of a new Directorate and new ways of doing management in this Ministry. It also points out the main difficulties and facilities throughout the process, and reflects on the perspectives and challenges for the Program’s continuity and sustainability.-
dc.description.abstract2El Programa Más Médicos (PMM) posee tres ejes de actuación y está fundamentado por las directrices pedagógicas de la Educación Permanente. En el marco del Programa, que va desde la provisión de emergencia de médicos hasta la ampliación del número de plazas en cursos de graduación y residencia en Medicina, su gestión es interministerial, en donde el Ministerio de Salud (MS) y el Ministerio de Educación (MEC) comparten responsabilidades para su pleno funcionamiento. El presente trabajo relata la construcción de la experiencia de gestión del PMM por parte del MEC, que incluye la estructuración de una nueva Dirección y de nuevos modos de realizar la gestión en este Ministerio. También señala las principales dificultades y facilidades durante todo el proceso, además de mostrar importantes reflexiones sobre las perspectivas y desafíos para la continuidad y sostenibilidad del Programa.-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2034-5079-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9017-4922-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4400-8608-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.