Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3647
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_AngelaBeatrizSBertazzo.pdf5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJacques, Maria Alice Prudêncio-
dc.contributor.authorBertazzo, Ângela Beatriz Souza-
dc.date.accessioned2010-02-18T12:04:35Z-
dc.date.available2010-02-18T12:04:35Z-
dc.date.issued2008-08-27-
dc.date.submitted2008-08-27-
dc.identifier.citationBERTAZZO, Ângela Beatriz Souza. Estimativa e avaliação do padrão de viagens geradas para instituições de ensino médio. 2008. 211 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3647-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.en
dc.description.abstractO estudo de geração de viagens é o primeiro estágio para o desenvolvimento de estudos de impacto de implantação de empreendimentos tipo Pólos Geradores de Viagens – PGV, nos sistemas viários e de transportes. Dependendo dos objetivos e metodologia adotada, dados diferentes são necessários para a realização desse estudo. As Instituições de Ensino Médio - IEMs, são consideradas Pólos Geradores de Viagens e a implantação de novos empreendimentos desse tipo merecem considerações sobre eu impacto no sistema de transporte, na localidade de sua implantação. Este trabalho tem como objetivo geral a avaliação do padrão de viagens de instituições de ensino médio na cidade de Brasilia, públicas e privadas, na geração de viagens, a fim de definir taxas e modelos por modo de transporte para esse tipo de PGV. A literatura consultada e os estudos antecedentes da UnB nortearam a escolha da metodologia adotada e das variáveis explicativas para as taxas e modelos elaborados: os dados populacionais por classe de usuários típicos, alunos, professores e funcionários. O procedimento de coleta de dados através de questionários permitiu a obtenção de dados por modo e a identificação do padrão de viagens de forma abrangente. Os resultados do trabalho apontaram diferenças significativas entre o padrão de viagens das IEMs públicas e privadas, sobretudo com relação aos alunos, também identificado nas taxas e modelos elaborados. Destaca-se o modo de transporte utilizado mais freqüente, que em IEMs públicas foi o ônibus, enquanto nas IEMs privadas foi o automóvel particular. O turno da noite, estudado apenas para as IEMs públicas, apresentou utilização mais freqüente dos alunos do modo a pé, diferindo dos demais turnos e categorias de IEMs. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractTrip generation studies are the first stage for conducting impact assessments for sites developments, classified as trip generators. Depending upon objectives and adopted methodology, different data are required for these studies. High schools are considered trip generators (PGV), therefore new high schools enterprises deserve consideration about their impact on traffic and transportation systems. This study aims to evaluate travel patterns for public and private high schools in Brasilia, on its trip generation, towards defining trip generation rates and trip generation models by modal split. The available literature and previous studies in Brasilia University guided the methodology adoption and the explanatory variables choose for trip rates and models developed: population data by class of typical users, students and employees. Data collecting procedures through questionnaires allowed classified data by modal split and the identification of the travel pattern in Brazilian high schools, in a comprehensive way. The results of the work showed significant differences between the travel pattern of public and private high schools, most for students travels, also observed on trip rates and models. That was very clear for the modal split: for public high schools, transit (bus services) was the most frequent transport modal used; for privates high schools, the automobile was the most frequent one. On night classes, only for public high schools, walking was very frequent among students travels, differing of other classes periods results.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEstimativa e avaliação do padrão de viagens geradas para instituições de ensino médioen
dc.title.alternativeEstimation and evaluation of trip generation patterns for high schoolsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTransportesen
dc.subject.keywordEngenharia de transportesen
dc.subject.keywordEnsino médioen
dc.subject.keywordSistema viárioen
dc.subject.keywordViagensen
dc.subject.keywordEngenharia civilen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.