Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36495
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ARTIGO_ElementosAbordagemTematica.pdf252,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Luciano Fernandespt_BR
dc.contributor.authorTavares, Swellen Salespt_BR
dc.contributor.authorWatanabe, Gisellept_BR
dc.contributor.authorHalmenschlager, Karine Raquielpt_BR
dc.contributor.authorStrieder, Roseline Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorHunsche, Sandrapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:18Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:18Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Fernandes et al. Elementos da abordagem temática no Ensino Médio: sinalizações para formação de professoras e de professores. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 145-161, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100145. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36495-
dc.description.abstractNeste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleElementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professorespt_BR
dc.title.alternativeThematic approach in high school : signposts for teacher education-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1516-731320190010010pt_BR
dc.description.abstract1In this study, some features have been identified about the Thematic Approach that underlies teachers' actions. All the teachers who participated in this study were following the Bachelors' degree in Physics and have studied the Thematic Approach. This is a qualitative study, and eighteen teachers completed a semi-structured interview and some questionnaires. This group has participants who have studied in eight different Brazilian universities. Content Analysis was utilized in this research, and two categories were established: the theme's nature and theme selection criteria. The results show that most teachers emphasize contextual themes with a focus on the students' daily lives. This situation could indicate that teachers focus on the knowledge and skills needed for the application of scientific knowledge.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2041-3809-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3431-1187-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3738-7160-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-2747-3601-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8965-8906-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9766-5049-
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.