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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPimenta, Alexandre Marinhopt_BR
dc.contributor.authorDal Rosso, Sadipt_BR
dc.contributor.authorSousa, Carlos Alberto Lopes dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:24Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:24Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationPIMENTA, Alexandre Marinho; ROSSO, Sadi Dal; SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. A reprodução educacional renovada: dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do Brasil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e187362, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100502. Acesso em: 14 maio 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationPIMENTA, Alexandre Marinho; ROSSO, Sadi Dal; SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. Educational Reproduction renewed: Intra-institutional Duality in the Open University of Brazil Program. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e187362, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100502. Acesso em: 14 maio 2020.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36508-
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) que visa à democratização do sistema educacional brasileiro através da modalidade a distância e sua institucionalização na Universidade de Brasília (UnB). Questiona-se a pretensão democratizante do programa a partir das teses contemporâneas que versam a respeito da renovação das dinâmicas de reprodução educacional e da literatura especializada já acumulada acerca do programa em questão. Precisamente, se a modalidade educacional em questão se estratificaria na forma de uma dualidade intrainstitucional. Para tanto, foram realizadas entrevistas com coordenadores de curso de graduação a distância, buscando analisar as diversas dimensões da suposta dualidade intrainstitucional gerada pelo programa. Uma análise documental também foi mobilizada, visando a complementar o entendimento do objeto e atingir o objetivo da pesquisa. Constatou-se um complexo cenário institucional, com significativas modificações no decorrer dos anos de aplicação do programa. No entanto, ficou claro que as operações institucionais e didáticas e as relações comunitárias dos cursos a distância, em vários aspectos, ocorrem de forma marginal ao presencial. Após análise dos resultados da pesquisa, conclui-se que a modalidade a distância se encerra em uma institucionalização e inclusão apenas parcial, reforçando as teses da teoria da reprodução em suas versões mais atuais.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isoen-
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA reprodução educacional renovada : dualidade intrainstitucional no programa Universidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEducational reproduction renewed : Intra-institutional duality in the Open University of Brazil Program-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade aberta - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distância - ensino superiorpt_BR
dc.subject.keywordIgualdadept_BR
dc.rights.license(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187362pt_BR
dc.description.abstract1In this article, we analyze the Universidade Aberta do Brasil (UAB [Open University of Brazil]) program, the aim of which is to democratize the Brazilian educational system, through the distance education modality and its institutionalization in the University of Brasília (UnB). We question the democratizing intent of the program, based on contemporary theses that deal about the renewal of education reproduction dynamics and on the specialized literature already accumulated on the program in question. Precisely, we question whether the educational modality at issue becomes stratified, in a type of intra-institutional duality. For this, interviews were conducted with coordinators of undergraduate distance programs, seeking to analyze the several dimensions of the supposed intra-institutional duality generated by the program. A documental analysis was also conducted, aimed at complementing the understanding of the subject and reaching the goal of the research. A complex institutional scenario was found, with significant changes over the years of application of the program. However, it became clear that institutional and teaching operations, and community relations in distance programs, in several aspects, are marginal to face-to-face programs. After an analysis of the research results, it was concluded that the distance modality is confined to merely partial institutionalization and inclusion, reinforcing the thesis of the theory of reproduction in its most current version.-
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