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dc.contributor.authorJoão, Renato Bastospt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:25Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:25Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationJOÃO, Renato Bastos. Corporeidade e epistemologia da complexidade: por uma prática educativa vivencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e193169, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945193169. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100549. Acesso em: 13 maio 2020. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationJOÃO, Renato Bastos. Corporeality and epistemology of complexity: through an experiential educational practice. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e193169, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945193169. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022019000100549. Acesso em: 13 maio 2020.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36510-
dc.description.abstractEste estudo foi concebido com o objetivo de apresentar uma proposta didático-metodológica fundamentada em uma visão complexa do ser humano. A busca por tal concepção de ser humano, pressuposto filosófico de qualquer pedagogia, advém da necessidade de pensar uma prática educativa que assuma as várias dimensões humanas inerentes a esse processo, ultrapassando a perspectiva de uma educação fragmentadora. Para tanto, é apresentado o conceito de corporeidade fundamentado na obra O método, de Edgar Morin. Essa obra propõe uma epistemologia complexa que indica caminhos para a articulação das três grandes esferas do conhecimento, a saber: física, biologia e antropossociologia, a partir de três princípios epistêmicos: recursivo, dialógico e hologramático. Partindo dessa perspectiva epistemológica, fundamenta-se o conceito de corporeidade, o qual permite compreender o ser humano em quatro dimensões indissociáveis: físico-motora, afetiva-relacional, mental-cognitiva e sócio-histórico-cultural. Provido dessa concepção de ser humano, são expostos os fundamentos e princípios do método de aprendizagem vivencial, bem como um modelo estrutural para a elaboração de planos de aulas vivenciais. Por fim, o estudo busca evidenciar teoricamente que o método de ensino apresentado é uma proposição didático-metodológica que se coaduna com as propostas curriculares interdisciplinares e transdisciplinares. Além disso, possibilita uma prática educativa que tem como finalidades: ensinar a condição humana, ensinar a viver, ensinar a organizar e religar os saberes e refazer uma escola de cidadania.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCorporeidade e epistemologia da complexidade : por uma prática educativa vivencialpt_BR
dc.title.alternativeCorporeality and epistemology of complexity : through an experiential educational practice-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordCorporeidadept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordComplexidade (Filosofia)pt_BR
dc.rights.license(CC BY-NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1678-4634201945193169pt_BR
dc.description.abstract1This study was devised in order to present a didactic-methodological proposal based on a complex vision of human beings. The search for this notion of a human being, the philosophical assumption of any pedagogy, stems from the need to think of an educational practice that takes on the various human dimensions inherent to this process and goes beyond the perspective of a fragmentary education. As such, the concept of corporeality, based on Edgar Morin’s work The Method, is introduced. This article offers a complex epistemology that points out ways for combining the three great spheres of knowledge, that being physics, biology and anthroposociology, from three epistemic principles: recursive, dialogic and hologramatic. The concept of corporeality is grounded based on this epistemological perspective. It allows for an understanding of the human being in four intrinsic dimensions: physical-motor, affective-relational, mental-cognitive and socio-historical-cultural. Provided with this conception of human being, the foundations and principles of the experiential learning method are revealed, along with a structural model for planning experiential classes. Lastly, the study seeks to theoretically demonstrate that this teaching method is a didactic-methodological approach that is consistent with the interdisciplinary and transdisciplinary curriculum proposals. It also facilitates an educational practice that intends to: teach the human condition, teach experiences, teach how to organize and reconnect knowledge and recreate a school of citizenship.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-4096-3253-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)-
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