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ARTIGO_EspaçoTempoEstruturas.pdf | 327,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Espaço, tempo e estruturas das teorias do movimento |
Outros títulos: | Space, time and structures of motion theories |
Autor(es): | Santana, Ademir Eugênio |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-0065-797X |
Assunto: | Tempo Espaço Movimento |
Data de publicação: | 2019 |
Editora: | Sociedade Brasileira de Física |
Referência: | SANTANA, Ademir Eugenio de. Espaço, Tempo e Estruturas das Teorias do Movimento. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 1, e20180145, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0145. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172019000100414. Acesso em: 23 jan. 2020. |
Resumo: | Considerando a conceitualização e definição do tempo e do espaço, elementos constitutivos de um programa mecânico, ou seja, de uma teoria do movimento, são identificados. Primeiro, aspectos históricos sobre a mensuração e a geometrização do conceito de tempo e espaço são descritos. A análise sobre os projetos mecânicos é então desenvolvida a partir da definição de pontos inerciais (materiais) e de campos. Como aplicação desse método, a mecânica clássica nas suas versões relativísticas e não-relativísticas são discutidas, com ênfase na natureza do tempo. Como outro exemplo, a teoria cinética é estudada enquanto uma teoria de campo. Aspectos pedagógicos sobre a transposição didática dos conceitos abordados são apresentados, em particular no caso da teoria cinética. |
Abstract: | Considering a conceptualization and a definition of time and space, constitutive elements of a mechanical program, that is, of a motion theory, are identified. Historic elements regarding measurement and geometric aspects of time and space are described. The analysis of mechanical theories is carried out by considering a definition for inertial points and fields. As an application of this approach, the relativistic and the non-relativistic mechanics are analysed, emphasizing the nature of time. As another example, the relativistic kinetic theory is studied as a field theory. Pedagogical aspects regarding a didactic transposition of concepts are presented, in particular with the formalism for the kinetic theory. |
Licença: | (CC BY) - Licença Creative Commons |
DOI: | https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0145 |
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