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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Érica Quinagliapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:32:27Z-
dc.date.available2020-01-24T10:32:27Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Érica Quinaglia. Ideário da morte no Ocidente: a bioética em uma perspectiva antropológica crítica. Revista Bioética, v. 27, n. 1, p. 38-45, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422019271284. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422019000100038. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36620-
dc.description.abstractA morte é simbólica, histórica e socialmente construída. Mais do que um processo biológico, é uma elaboração cultural, e discuti-la significa, portanto, entender suas representações e práticas. Embora seja atualmente entendida de forma negativa, nem sempre foi tida como tabu. Este artigo busca desvelar de que modo foi estabelecida a oposição entre a vida e a morte em proveito da vida como positividade e as consequências do banimento da ideia de finitude em prol de um mito de imortalidade. A partir de uma revisão da literatura sobre as concepções da morte no Ocidente, especificamente no Brasil, esta discussão propõe repensar a bioética como campo disciplinar que deve abarcar, para além de modelos dogmáticos e autoritários, valores morais plurais. Esta reflexão permite encarar a morte como constituinte da vida e, assim, arrostar a impossibilidade do nada, fim inexorável, como possibilidade infinda, em suas diversas acepções e seus diferentes sentidos.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherConselho Federal de Medicinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdeário da morte no Ocidente : a bioética em uma perspectiva antropológica críticapt_BR
dc.titleConceptions of death in the Western world : bioethics from a critical anthropological perspectivept_BR
dc.titleIdeario de la muerte en Occidente : la bioética en una perspectiva antropológica críticapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMortept_BR
dc.subject.keywordVidapt_BR
dc.subject.keywordOcidentept_BR
dc.subject.keywordBioéticapt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1983-80422019271284pt_BR
dc.description.abstract1Death is symbolically, historically and socially constructed. More than a biological process, death is a cultural elaboration, and discussing it means, therefore, to understand its representations and practices. Although it is currently understood negatively, it was not always considered a taboo. This article aims to unveil how the opposition between life and death favoring life as a positivity was established and what are the consequences of banishing the idea of finitude in favor of a myth of immortality. Through a literature review of the conceptions of death in the Western world, specifically in Brazil, this discussion proposes to rethink bioethics as a discipline that should include, besides dogmatic and authoritarian models, plural moral values. This reflection allows us to face death as a part of life and, thus, to confront the impossibility of nothingness, an inexorable end, as an endless possibility, in its various and different meanings.-
dc.description.abstract2La muerte es simbólica, histórica y socialmente construida. Más que un proceso biológico, es una elaboración cultural, y discutirla significa, por lo tanto, entender sus representaciones y prácticas. Aunque ella sea actualmente entendida de forma negativa, no siempre fue considerada como tabú. Este artículo busca desvelar de qué modo se estableció la oposición entre la vida y la muerte en provecho de la vida como positividad y las consecuencias de la exclusión de la idea de finitud en favor de un mito de inmortalidad. A partir de una revisión de la literatura sobre las concepciones de la muerte en Occidente, específicamente en Brasil, esta discusión propone repensar la bioética como campo disciplinar que debe abarcar, además de modelos dogmáticos y autoritarios, valores morales plurales. Esta reflexión permite encarar la muerte como constituyente de la vida y, así, confrontar la imposibilidad de la nada, fin inexorable, como posibilidad sin fin, en sus diversas acepciones y sus diferentes sentidos.-
dc.identifier.orcid0000-0001-9526-7522-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)-
dc.description.unidadeCurso de Saúde Coletiva (FCE-SC)-
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