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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Geniana Gazottopt_BR
dc.contributor.authorCalmon, Paulopt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Antônio Sérgio Araújopt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Suely Mara Vaz Guimarães dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:32:40Z-
dc.date.available2020-01-24T10:32:40Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Geniana Gazotto et al. Política habitacional no Brasil: uma análise das coalizões de defesa do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social versus o Programa Minha Casa, Minha Vida. urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 11, e20180012, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.011.001.ao04. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692019000100202. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36640-
dc.description.abstractEste artigo analisa mudanças institucionais ocorridas na política de habitação no Brasil entre 1992 a 2014, a partir da análise de Advocacy Coalition Framework , que fornece subsídios para compreender quais são os valores e as ideias presentes na formulação e na alteração do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). A pesquisa utiliza dados coletados de leis, normas, atas do Conselho e das Conferências Nacionais das Cidades, notas de audiência pública e entrevistas. Por meio desses documentos, foi realizada análise da Lei nº 11.124/2005, que tramitou durante 13 anos no Congresso Nacional até ser aprovada. Essa Lei criou o SNHIS, estabeleceu o processo participativo de elaboração do Plano Nacional de Habitação e constituição de fundos articulados nos diferentes níveis da federação. Entretanto, o governo federal, em 2009, por Medida Provisória, adotou uma alternativa ao SNHIS com a criação do PMCMV, que tramitou em caráter de urgência e foi aprovada em menos de quatro meses, sendo convertida na Lei nº 11.977/2009. O estudo possibilitou entendimento crítico do processo de discussão e elaboração das leis, concluindo que as mudanças institucionais realizadas priorizaram mais os objetivos de mercado do que os objetivos de desenvolvimento urbano integrado.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paranápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolítica habitacional no Brasil : uma análise das coalizões de defesa do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social versus o Programa Minha Casa, Minha Vidapt_BR
dc.title.alternativeHousing policy in Brazil : an advocacy coalition analysis of the National Social Interest Housing System versus Minha Casa, Minha Vida Program-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPolítica habitacional - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Minha Casa Minha Vida (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordCoalizões de defesapt_BR
dc.rights.licenseLicenciado sob uma Licença Creative Commons - (CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2175-3369.011.001.ao04pt_BR
dc.description.abstract1This article analyzes the institutional changes in the housing policy in Brazil from 1992 to 2014, based on the Advocacy Coalition Framework, which provides insights to understand the values and ideas present in the formulation and modification of the National Social Interest Housing System (SNHIS) and Minha Casa, Minha Vida Program (MCMVP). The methods included data from laws, rules and minutes from National Council and Conference of Cities, public hearings, and interviews. Through these documents, we analyzed the Law nº 11124/2005, which remained in debate in the National Congress for 13 years before it became law. This law created the SNHIS, established the participatory approach for housing plan formulation, and for the establishment of funds at the three levels of government, which are controlled by popular councils. However, in 2009 the federal government adopted an alternative to SNHIS and created, through a provisional act, the MCMVP. The bill was certified as urgent by the National Congress and approved in less than four months before becoming Law nº 11977/2009. The present study suggests a critical understanding of policy-making processes and concludes that the institutional changes made tended to protect the market interests, with little regard for integrated urban planning.-
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