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dc.contributor.authorAndrade, Alair Junio Lemes dept_BR
dc.contributor.authorCeleste, Letícia Correapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Luciana Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:33:10Z-
dc.date.available2020-01-24T10:33:10Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Caracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental II. Audiology: Communication Research, v. 24, e1983, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304. Acesso em: 23 jan. 2020. _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Alair Junio Lemes de; CELESTE, Letícia Correa; ALVES, Luciana Mendonça. Characterization of reading fluency in elementary school students. Audiology: Communication Research, São Paulo, v. 24, e1983, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-64312019000100304&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 29 jan. 2020. Epub Mar 28, 2019.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36685-
dc.description.abstractObjetivo Investigar o desenvolvimento da fluência leitora nos escolares do Ensino Fundamental II a fim de conhecer a evolução dessa habilidade no decorrer das séries pesquisadas. Métodos Gravação da leitura oral de um texto por 232 escolares oriundos do ensino público e privado, com média de idade entre 11 e 15 anos, cursando do 6° ao 9° ano, sem alterações de aprendizagem, linguagem, problemas sensoriais ou cognitivos. Na sequência foi aplicado questionário referente ao texto lido. As notas finais de Português foram obtidas junto a secretaria de cada instituição de ensino, a fim de se obter um indicativo do desempenho acadêmico. Resultados Houve evolução crescente da acurácia em leitura, exceto para o 7° e 8° anos da escola privada, que obtiveram a mesma média de palavras corretas lidas por minuto, e o 7° ano da escola pública, que obteve resultado inferior ao 6° ano. Os resultados do questionário aplicado indicam que texto foi lido de forma a permitir boa compreensão do conteúdo e as medidas de fluência obtidas são indicadoras de uma leitura com acesso ao significado do texto lido. As correlações existentes entre fluência de leitura e desempenho acadêmico de ambas as escolas são de fraca a moderada. Conclusão Os resultados deste estudo permitiram evidenciar que as taxas de fluência e acurácia em leitura aumentaram gradativamente com o avanço da escolaridade no Ensino Fundamental II, fornecendo uma estimativa dos valores esperados para cada ano escolar pesquisado, mediante leitura de um texto de nível fácil.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherAcademia Brasileira de Audiologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCaracterização da fluência de leitura em escolares do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of reading fluency in elementary school students-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.subject.keywordCompreensãopt_BR
dc.subject.keywordFluênciapt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2317-6431-2018-1983pt_BR
dc.description.abstract1Purpose The purpose of this study is to investigate the development and progress of reading fluency of secondary elementary school pupils in schooling grades that were selected for the study programme. Methods 232 elementary school pupils with ages ranging from 11 to 15 years of age, from both public and private schools were recorded reading a text aloud. None of the students selected had learning difficulties or any other forms of linguistic, sensory or cognitive problems. The pupils were asked to complete a questionnaire that was based on the text that they had previously read. The final grades in Portuguese were provided by each educational institution, in order to establish an indicator of academic performance. Results In general there was an increase in reading accuracy, except for the seventh and eight year pupils attending the private school that only managed the same average of word accuracy per minute, and the seventh year of the public school pupils who´s result was poorer than that of the sixth year. The results of the questionnaire that was given to the pupils showed a good level of comprehension of the textual content, and the measurements of fluency levels the pupils achieved showed that they understood the meaning of the text. The correlations between reading fluency and academic performance of both schools are weak to moderate. Conclusion The results of this study show that reading fluency and accuracy rates increased gradually along with the progress in secondary elementary schooling, giving an estimation of the expected values for each school year studied, that participated by reading an easy level text.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-9860-4480-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Ceilândia (FCE)pt_BR
dc.description.unidadeCurso de Fonoaudiologia (FCE-FONO)pt_BR
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