Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Martins, Gisele | - |
dc.contributor.author | Souza, Bruna Marcela Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T11:13:59Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T11:13:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Bruna Marcela Lima de Conhecimento e experiência de profissionais da educação infantil acerca do processo de treinamento esfíncteriano em crianças pré-escolares. 2019. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36717 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: As instituições de educação infantil são vistas como um importante cenário de aprendizagem, exercendo um papel significativo na forma como as crianças aprendem e desenvolvem seus hábitos, incluindo os de eliminações fisiológicas. Desse modo, ao considerar a posição privilegiada que os educadores ocupam frente ao cuidado das crianças, pretende-se investigar como o processo de treinamento esfincteriano é compreendido e conduzido neste cenário por tais atores a luz dos marcos/competências desenvolvimentais relativas a eliminação urinária e intestinal. Objetivos: Compreender o conhecimento e práticas sobre a temática de treinamento esfincteriano em educadores de educação infantil que trabalham com crianças com idade de 1 a 5 anos, em instituições públicas de educação infantil de Brasília (DF); e assim, elaborar um modelo explicativo do conhecimento, práticas e necessidades de informações sobre o treinamento esfincteriano para educadores de instituições públicas de educação infantil de Brasília. Método: Trata-se de uma pesquisa de método misto, com estratégia explanatória sequencial, realizado com professores e auxiliares de sala de instituições públicas de educação infantil da Regional de Ensino do Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu em 2 fases. A primeira, etapa quantitativa, é um estudo transversal, onde aplicou-se um questionário para avaliação do conhecimento dos participantes sobre treinamento esfincteriano e estratégias de promoção de hábitos saudáveis de eliminação. O segundo momento, etapa qualitativa, buscou-se a compreensão da experiência dos participantes acerca do treinamento esfincteriano de seus alunos. Participaram, da primeira etapa, 283 profissionais. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais. Da segunda etapa, participaram 8 professoras. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista, tendo o Interacionismo Simbólico como referencial teórico, e a Pesquisa de Narrativa como referencial metodológico. Os aspectos éticos para o desenvolvimento do estudo foram respeitados. Resultados: apenas 4,2% dos participantes mostraram um conhecimento adequado sobre o tema. Os participantes enxergam os sintomas de urgência miccional e incontinência urinária como “um comportamento normal” apresentado pela criança e não souberam reportar a idade correta para a conclusão do treinamento esfincteriano. Também, desconheciam sinais característicos da constipação, como escape fecal, retenção fecal, e fezes calibrosas. Apesar disso, a maioria dos participantes apresentou aspectos que influenciam positivamente nos hábitos saudáveis de eliminação da criança, como lembra-las de ir ao banheiro. Por fim, os participantes parecem ter seus conhecimento adquiridos através de suas experiências (profissionais e pessoais), e acreditam que o treinamento esfincteriano é função da família. Conclusão: os participantes desta pesquisa apresentaram um nível inadequado de conhecimento sobre a temática, porém desenvolvem ações adequadas a promoção de hábitos saudáveis de eliminações. Há um déficit na comunicação com os pais dos alunos, e uma falta de consenso quanto a responsabilidade do treinamento esfincteriano da criança. A partir da metodologia aplicada, foi possível propor um modelo explicativo de necessidades de informações sobre o treinamento esfincteriano desses profissionais, que pode contribuir em ações e estratégias de equipes de saúde. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e experiência de profissionais da educação infantil acerca do processo de treinamento esfíncteriano em crianças pré-escolares | pt_BR |
dc.title.alternative | Knowledge and experience of early education professionals about the toilet training in pre-school children | pt_BR |
dc.title.alternative | Conocimiento y experiencia de profesionales de la educación infantil acerca del control de esfínteres en niños preescolares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treinamento esfincteriano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silveira, Aline | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: Early childhood education institutions are seen as an important learning landscape, playing a significant role in the way children learn and develop their habits, including those of physiological eliminations. Thus, when considering the privileged position that the educators occupy in front of the care of the children, it is intended to investigate how the toilet training is understood and conducted in this scenario by such actors in light of the developmental milestones / urinary and intestinal. Objectives: to analyze the educators’ knowledge and practices about the theme; and thus, to elaborate an explanatory model of the knowledge, practices and needs of information about the toilet training for educators of public institutions of early childhood education in Brazil. Method: This is a mixed method research, with a sequential explanatory strategy, carried out with teachers and room assistants of public institutions of early childhood education in a region of Brazil. Data collection took place in 2 phases. The quantitative step is a cross-sectional study, where it was applied a questionnaire to evaluate participants' knowledge about TT and strategies to promote healthy elimination habits. The second moment, a qualitative step, we sought to understand the participants' experience about the toilet training in their students. 283 professionals participated in the first phase. Descriptive and inferential analyzes were performed. The second stage was attended by 8 teachers. The data were collected through an interview, with Symbolic Interactionism as a theoretical reference, and Narrative Research as a methodological reference. The ethical aspects for the development of the study were respected. Results: Only 4.2% of the participants showed adequate knowledge about the topic. Participants see the symptoms of urgency and urinary incontinence as "normal behavior" presented by the child and were unable to report the correct age for toilet training completion. In addition, they did not know characteristic signs of constipation, as fecal escape, fecal retention. Despite this, most participants presented aspects that positively influence the healthy habits of eliminating the child, as reminds them of going to the toilet. Finally, the participants seem to have their knowledge acquired through their experiences (professional and personal), and believe that toilet training is a family function. Conclusion: the participants of this research presented an inadequate level of knowledge about the subject, but developed appropriate actions to promote healthy elimination habits. There is a deficit in communication with the parents of the students, and a lack of consensus regarding the responsibility of the child's toilet training. Based on the applied methodology, it was possible to propose an explanatory model of information needs about the toilet training of these professionals, which can contribute to the actions and strategies of health teams. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Introducción: Las instituciones de educación infantil son vistas como un importante escenario de aprendizaje, desempeñando un papel significativo en la forma en que los niños aprenden y desarrollan sus hábitos, incluyendo los de eliminaciones fisiológicas. De este modo, al considerar la posición privilegiada que los educadores ocupan frente al cuidado de los niños, se pretende investigar cómo el proceso de Control de Esfínteres es comprendido y conducido en este escenario. Objetivos: Comprender el conocimiento y prácticas sobre la temática de TE en educadores de educación infantil que trabajan con niños de 1 a 5 años, en instituciones públicas de educación infantil de Brasilia (DF); y así elaborar un modelo explicativo del conocimiento, prácticas y necesidades de informaciones sobre el Control de Esfínteres para educadores de instituciones públicas de educación infantil de Brasil. Método: Se trata de una investigación de método mixto, con estrategia explicativa secuencial, realizada con profesores y auxiliares de sala de instituciones públicas de educación infantil de, Distrito Federal, Brasil. La recolección de datos se produjo en 2 fases. La primera, etapa cuantitativa, es un estudio transversal, donde se aplicó un cuestionario para evaluar el conocimiento de los participantes sobre TE y estrategias de promoción de hábitos saludables de eliminación. El segundo momento, etapa cualitativa, se buscó la comprensión de la experiencia de los participantes acerca del TE de sus alumnos. Participaron, de la primera etapa, 283 profesionales. Se realizaron análisis descriptivos e inferenciales. De la segunda etapa, participaron 8 profesoras. Los datos fueron recolectados por medio de una entrevista, teniendo el Interaccionismo Simbólico como referencial teórico, y la Encuesta de Narrativa como referencial metodológico. Los aspectos éticos para el desarrollo del estudio se respetaron. Resultados: sólo el 4,2% de los participantes mostraron un conocimiento adecuado sobre el tema. Los participantes perciben los síntomas de urgencia e incontinencia urinaria como "un comportamiento normal" presentado por el niño y no supieron reportar la edad correcta para la conclusión del proceso. También, desconocían signos característicos del estreñimiento, como escape fecal, retención fecal, y heces calibrosas. A pesar de ello, la mayoría de los participantes presentó aspectos que influencian positivamente en los hábitos saludables de eliminación del niño, como recuerdan a ir al baño. Por último, los participantes parecen tener sus conocimientos adquiridos a través de sus experiencias (profesionales y personales), y creen que el Control de Esfínteres es función de la familia. Conclusión: los participantes de esta investigación presentaron un nivel inadecuado de conocimiento sobre la temática, pero desarrollan acciones adecuadas para promover hábitos saludables de eliminaciones. Hay un déficit en la comunicación con los padres de los alumnos, y una falta de consenso en cuanto a la responsabilidad del niño. A partir de la metodología aplicada, fue posible proponer un modelo explicativo de necesidades de informaciones sobre el Control de Esfínteres de esos profesionales, que puede contribuir en acciones y estrategias de equipos de salud. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Enfermagem (FS ENF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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