http://repositorio.unb.br/handle/10482/36725
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_PriscilaCamposPereira.pdf | 14,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A colaboração no ensino da matemática por meio do aplicativo WhatsApp |
Autor(es): | Pereira, Priscila Campos |
Orientador(es): | Teles, Lúcio França |
Assunto: | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão Aprendizagem colaborativa Matemática - estudo e ensino |
Data de publicação: | 28-Jan-2020 |
Data de defesa: | 7-Jun-2019 |
Referência: | PEREIRA, Priscila Campos. A colaboração no ensino da matemática por meio do aplicativo WhatsApp. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta dissertação se apresenta no contexto da sociedade em rede que demanda o uso educativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) sob o enfoque colaborativo. Nesse cenário, salienta o uso das tecnologias móveis, com fácil acesso aos conhecimentos e às interações virtuais, potencializando o processo ensino-aprendizagem. Diante disso, encontra-se a proposta da Escola Sempre Aberta (ESA), que contempla investigações educativas de cunho colaborativo por meio da tecnologia móvel. Dentre as pesquisas realizadas no programa, destaca-se a pesquisa de campo apreciada nesta dissertação. Para tanto, a questão de pesquisa consistiu em verificar como ocorreram as sete dimensões da aprendizagem colaborativa no uso do WhatsApp para o ensino da matemática. Diante da problemática, cunhou o objetivo de analisar as 7 dimensões da aprendizagem colaborativa no ensino da matemática, por meio do aplicativo WhatsApp. Com base em tal objetivo, revisou-se a literatura mediante artigos científicos, teses e dissertações encontrados em bases de dados, bem como livros que referenciam a pesquisa. Com a revisão, pôde-se ratificar que a pesquisa apresenta objeto de estudo científico emergente na área de educação, a saber: o uso colaborativo do WhatsApp na educação. Em sequência, o percurso metodológico abrangeu a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, por meio dos instrumentos questionário, diário de bordo, material multifocal e entrevista. Ademais, adotou-se como estratégia de pesquisa a observação participante. O recorte de campo foram duas turmas da disciplina matemática básica do ensino técnico em secretariado escolar subsequente do campus São Sebastião referente ao Instituto Federal de Brasília no ano de 2018. Participaram desta pesquisa 2 professores, 1 coordenador de curso, 1 pesquisadora, 1 orientador e 64 estudantes. Os respondentes dos questionários, para analisar as experiências educativas com a tecnologia móvel, foram todos os professores e estudantes. O registro do diário de bordo contemplou as 20 aulas observadas presencialmente, bem como as interações entre estudantes, professores e pesquisadora, por meio do aplicativo WhatsApp. O material multifocal abrangeu as interações dentro do aplicativo utilizado na pesquisa. Ademais, participaram da entrevista, a fim de complementar os dados sobre a utilização do aplicativo, todos os professores e 13 estudantes. Para tratamento e análise das respostas aos questionários, adotou-se a representação descritiva; ao diário de bordo e ao material multifocal, a sistematização das interações presenciais e virtuais; e à entrevista, a sistematização das falas identificadas. Emergiram dos dados a necessidade da intencionalidade pedagógica no uso do aplicativo e a possibilidade de colaboração entre os envolvidos no processo educativo para o ensino da matemática. Por fim, os resultados da investigação coincidem com as sete dimensões da aprendizagem colaborativa propostas por Teles (2015), a saber: papel do docente; escolha do tópico, definição e duração da tarefa; modelo pedagógico, formação do grupo, consenso e coesão do grupo, avaliação; funcionalidades do groupware. |
Abstract: | This dissertation presents itself in the context of the network society that demands educational use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) under the collaborative approach. In this scenario, it highlights the use of mobile technologies, with easy access to knowledge and virtual interactions, enhancing the process teaching-learning. Faced with this, there is the proposal of the Escola Semper (ESA), which includes collaborative educational mobile technology. Among the researches carried out in the program, the field research appreciated in this dissertation. To that end, the question of This research consisted in verifying how the seven dimensions of the collaborative learning in the use of WhatsApp for teaching mathematics. Faced with the problem, he coined the objective of analyzing the 7 dimensions of collaborative learning in mathematics teaching, through the application of WhatsApp. Based on this objective, literature was reviewed through articles scientists, theses and dissertations found in databases, as well as books that refer to the research. With the review, it was possible to confirm that the presents an object of emerging scientific study in the area of education, namely: collaborative use of WhatsApp in education. In sequence, the methodological approach covered the qualitative approach of the case study instrument questionnaire, log book, multifocal material and interview. In addition, participant observation was adopted as a research strategy. O field were two classes of the basic mathematical discipline of teaching technician in a subsequent school secretariat of the São Sebastião campus referring to the Federal Institute of Brasília in the year 2018. Participated in this research 2 teachers, 1 course coordinator, 1 researcher, 1 counselor and 64 students. The respondents of the questionnaires, to analyze the educational experiences with the mobile technology, were all teachers and students. The journal record of the 20 classes observed in person, as well as the interactions between students, teachers and researcher, through the application WhatsApp. Multifocal material covered interactions within the application used in the research. In addition, they participated in the interview in order to complement data on application usage, all teachers and 13 students. For treatment and analysis of the responses to the questionnaires, the descriptive representation; to the logbook and multifocal material, the systematization of face-to-face and virtual interactions; and the interview, the systematization of the speeches identified. The need for intentionality emerged from the data pedagogical use of the application and the possibility of collaboration between the involved in the educational process for the teaching of mathematics. Finally, there search results coincide with the seven dimensions of learning collaborative proposals proposed by Teles (2015), namely the role of the teacher; choice of topic, definition and duration of the task; pedagogical model, group formation, consensus and group cohesion, evaluation; groupware features. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.