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2019_JaquelinaAparecidaRodriguesAmaro.pdf6,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorVersuti, Andrea Cristina-
dc.contributor.authorAmaro, Jaquelina Aparecida Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-01-28T14:06:14Z-
dc.date.available2020-01-28T14:06:14Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.citationAMARO, Jaquelina Aparecida Rodrigues. Jogos digitais: multiterritorialidade na geografia escolar. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36729-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA crescente e significativa difusão de tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea fez emergir múltiplas possibilidades para o uso de diferentes dispositivos no ambiente escolar, contribuindo para a qualidade da educação ofertada. Vários produtos culturais digitais estão disponíveis e os jogos digitais despontam como potencialidade pedagógica. O presente trabalho analisou características de jogos digitais que podem corroborar para a compreensão do conceito de território e multiterritorialidade no processo ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio. Após a revisão sistemática de literatura e análise documental das diretrizes e normativas que regem a Geografia escolar no Brasil e no Distrito Federal (DF), os jogos digitais foram identificados, caracterizados, classificados e selecionados por meio dos critérios de usabilidade e imersão. Em seguida, foi feito um estudo dos ludemas do jogo League of Legends (LoL) para a compreensão de multiterritorialidade. Os resultados obtidos em triangulação neste estudo indicaram potencialidades de jogos digitais para um processo de ensino-aprendizagem mais interativo e incorporado às dinâmicas educativas da cibercultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJogos digitais : multiterritorialidade na Geografia escolarpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.subject.keywordTecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.keywordTerritorialidadept_BR
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The growing and significant diffusion of digital information and communication technologies in contemporary society has given rise to multiple possibilities for the use of different devices in the school environment, contributing to the quality of the education offered. Various digital cultural products are available and digital games emerge as pedagogical potentialities. This work analyzed characteristics of digital games that can corroborate for the understanding of the of multiterritoriality in the teaching-learning process of Geography in High School. After the systematic review of the literature and documentary analysis of the guidelines and norms governing school Geography in Brazil and the Federal District, digital games were identified, characterized, classified and selected through the usability and immersion criteria. Next, a study of the ludemas of the game League of Legends (LoL) was carried out in order to understand the geographical of multiterritoriality. The results obtained in triangulation in this study indicated the potential of digital games for a more interactive and embedded in the educational dynamics of cyberculture teaching-learning process.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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