Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Versuti, Andrea Cristina | - |
dc.contributor.author | Amaro, Jaquelina Aparecida Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T14:06:14Z | - |
dc.date.available | 2020-01-28T14:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-28 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.citation | AMARO, Jaquelina Aparecida Rodrigues. Jogos digitais: multiterritorialidade na geografia escolar. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36729 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente e significativa difusão de tecnologias digitais de informação e comunicação
na sociedade contemporânea fez emergir múltiplas possibilidades para o uso de
diferentes dispositivos no ambiente escolar, contribuindo para a qualidade da educação
ofertada. Vários produtos culturais digitais estão disponíveis e os jogos digitais
despontam como potencialidade pedagógica. O presente trabalho analisou
características de jogos digitais que podem corroborar para a compreensão do conceito
de território e multiterritorialidade no processo ensino-aprendizagem de Geografia no
Ensino Médio. Após a revisão sistemática de literatura e análise documental das
diretrizes e normativas que regem a Geografia escolar no Brasil e no Distrito Federal
(DF), os jogos digitais foram identificados, caracterizados, classificados e selecionados
por meio dos critérios de usabilidade e imersão. Em seguida, foi feito um estudo dos
ludemas do jogo League of Legends (LoL) para a compreensão de multiterritorialidade.
Os resultados obtidos em triangulação neste estudo indicaram potencialidades de jogos
digitais para um processo de ensino-aprendizagem mais interativo e incorporado às
dinâmicas educativas da cibercultura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jogos digitais : multiterritorialidade na Geografia escolar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Territorialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The growing and significant diffusion of digital information and communication
technologies in contemporary society has given rise to multiple possibilities for the use
of different devices in the school environment, contributing to the quality of the
education offered. Various digital cultural products are available and digital games
emerge as pedagogical potentialities. This work analyzed characteristics of digital
games that can corroborate for the understanding of the of multiterritoriality in the
teaching-learning process of Geography in High School. After the systematic review of
the literature and documentary analysis of the guidelines and norms governing school
Geography in Brazil and the Federal District, digital games were identified,
characterized, classified and selected through the usability and immersion criteria. Next,
a study of the ludemas of the game League of Legends (LoL) was carried out in order to
understand the geographical of multiterritoriality. The results obtained in triangulation
in this study indicated the potential of digital games for a more interactive and
embedded in the educational dynamics of cyberculture teaching-learning process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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