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2019_RicardoAntônioPraviaJácamo.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorVaz, Alcides Costa-
dc.contributor.authorJácamo, Ricardo Antonio Pravia-
dc.date.accessioned2020-02-03T11:51:38Z-
dc.date.available2020-02-03T11:51:38Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2019-07-03-
dc.identifier.citationJÁCAMO, Ricardo Antonio Pravia. First steps in the study of cyber-psycho-cognitive operations. 2019. 202 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36773-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho é uma análise dos mecanismos informáticos e tecno-comunicacionais envolvidos na articulação de mundos da vida orientados estrategicamente para estimular, prever ou minar o desenvolvimento das condições psico-cognitivas adequadas para a construção e sustento da legitimidade racional de uma autoridade ou ação política. A aplicação de instrumentos “arqueológicos” Foucauldianos ao estudo das narrativas políticas que engendraram e surgiram de “Russiagate” permitiu situar a teoria num contexto histórico e validar a premissa da convergência e incorporação de tendências de agendamento comuns e de práticas típicas de operações psicológicas tradicionais. Contudo, os efeitos tanto da disponibilidade comercial das TICs com capacidade de “deep learning”, quanto da estruturação baseada em conhecimento permitida pela ubiquidade e centralidade econômica dessas tecnologias, tornam o conjunto de mecanismos analisados num fenômeno que merece uma conceptualização e marco investigativo únicos. A obra é uma contribuição a esse empreendimento.pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFirst steps in the study of cyber-psycho-cognitive operationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRussiagatept_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordInteligência artificialpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem profundapt_BR
dc.subject.keywordFake newspt_BR
dc.subject.keywordOperações psicológicaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This is an analysis of the ICT-based mechanisms involved in the articulation of lifeworlds that are strategically oriented to foster, prevent or undermine the development of psycho-cognitive conditions adequate for the construction or sustainability of an authority’s or a political action’s rational legitimacy. While grounding theory to a historical context, the application of Foucauldian “archeological” instruments to the study of the political narratives giving birth and springing from “Russiagate” also served to validate the premised convergence and incorporation of common agenda-setting trends and practices typical of traditional psychological operations. However, the effects of both the commercial availability of deep-learning ICTs and the cognition-based structuration afforded by their ubiquity and economic centrality set this “dispositif” apart, thereby deserving a unique conceptualization and research framework. This study is a contribution to such endeavor.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Relações Internacionais (IREL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Relações Internacionaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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