Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Zoghbi, Ana Carolina Pereira | - |
dc.contributor.author | Henriksen, Alexandre Lauri | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T11:20:30Z | - |
dc.date.available | 2020-02-04T11:20:30Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-04 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-10 | - |
dc.identifier.citation | HENRIKSEN, Alexandre Lauri. Impacto da tecnologia da informação nos indicadores educacionais. 2019. iv, 134 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36780 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho analisa o efeito da velocidade da Internet ao nível do município sobre o
desempenho escolar. Em 2008, o governo brasileiro implementou uma política de expansão que
levou a Internet banda larga a mais de 3.000 municípios que antes não contavam com essa
tecnologia. O desenho da política previu determinadas descontinuidades que permitem a avaliação
dos seus efeitos por Regression Descontinuity Design – RDD. Os resultados mostram efeitos
negativos e significativos para um grupo de municípios atendidos com a tecnologia de fibras óticas,
considerada mais moderna e eficaz. Estes resultados estão em linha com a literatura empírica que
também aponta resultados negativos ou neutros para os efeitos dessa tecnologia. Isto evidencia a
necessidade de maior reflexão sobre o uso da Internet e das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TICs) como ferramenta educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impacto da tecnologia da informação nos indicadores educacionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Impact of information technology on educational indicators | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ferramentas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regression Descontinuity Design (RDD) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The paper analyzes the impact of the Internet speed at a county level on school
performance. In 2008, the Brazilian government implemented a policy of broadband expansion that
supplied more than 3,000 municipalities not served with this technology until then. The policy
predicted some discontinuities at its design which allows the analysis of its impact by Regression
Discontinuity Design - RDD. The estimations show significant and negative impacts for a group of
municipalities served with a fiber optic technology, which is considered more modern and efficient.
The results are in line with the empirical literature that also presents negative or neutral results for
the impact of this technology on school performance. This accounts for greater reflection on the use
of the Internet and Information and Communication Technologies (ICTs) as an educational tool. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|