http://repositorio.unb.br/handle/10482/36790
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_MarinadeOliveiraSampaio.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Os estudantes e o uso das TIC na preparação aos exames de seleção do ensino superior público : ferramentas, dificuldades e táticas |
Autor(es): | Sampaio, Marina de Oliveira |
Orientador(es): | Sousa, Carlos Alberto Lopes de |
Assunto: | Tecnologia da informação e da comunicação Ensino médio Instituições de ensino superior - exames de seleção Ferramentas de estudo |
Data de publicação: | 4-Fev-2020 |
Data de defesa: | 5-Jul-2019 |
Referência: | SAMPAIO , Marina de Oliveira. Os estudantes e o uso das TIC na preparação aos exames de seleção do ensino superior público: ferramentas, dificuldades e táticas. 2019. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar quais e como os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas utilizam ferramentas pedagógicas disponibilizadas por meio das TIC em preparação para exames de seleção de IES públicas. Para tanto, houve a necessidade de identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas mais usadas pelos estudantes como apoio aos exames de seleção e descrever seus modos de apropriação; identificar as dificuldades dos estudantes ao utilizar essas ferramentas para estudar e as táticas que eles criam para superar tais dificuldades; e verificar se há elementos de distinção social entre os estudantes, influências do capital cultural, considerando o processo de uso das TIC como diferencial ou não na preparação para os exames de seleção de IES públicas. O referencial teórico está dividido em três partes: primeiramente, é realizada uma discussão com autores como Oliveira et al. (2015), Lemus (2017), Galán (2012) e Duchâteau (1996), a respeito da importância das TIC no cotidiano dos jovens na sociedade e no Ensino Médio. Depois, é feita uma reflexão sobre o conceito de juventudes, à luz dos estudos de Bourdieu (1978; 1983; 1986; 1992; 200), Setton (2002), Pais (1990) e demais pesquisadores. Também urgiu a necessidade de se discutir o conceito de distinção social, junto a autores como Bourdieu (1973), Huang e Liang (2016), Catani et al. (2017), Lopes e Evangelista (2017), Resende (2017) e Dalal (2016). Desta forma, participaram da pesquisa 463 estudantes matriculados em quatro escolas públicas do DF, conhecidas por aprovarem alunos na UnB. Os instrumentos de pesquisa foram a aplicação de questionários aos estudantes e a realização de entrevistas semiestruturadas com sete discentes aprovados em exames de seleção. Este trabalho está baseado na metodologia Reflexividade Reflexa, de Bourdieu. As hipóteses interpretativas levantadas foram que os estudantes possuem como base de estudo o livro didático impresso, fazendo o uso das TIC como ferramentas pedagógicas complementares. Supôs-se também que os jovens preferem um estudo mais individualizado. Além disso, pressupôs-se que não há elementos de distinção social significativos em relação à quantidade de capital cultural dos participantes. Os resultados obtidos revelam que eles possuem acesso às TIC e as utilizam como ferramentas pedagógicas, mas não necessariamente para estudar para os exames de seleção. Eles também não usam o livro didático como base de estudos, preferindo, como tentativa de poupança do esforço, a internet para realizar pesquisas e outras atividades escolares. A dificuldade mais citada pelos discentes ao estudar pelas TIC é a quantidade exacerbada de informações que a internet dispõe, causando a dispersão deles. Uma das táticas mais utilizadas para superar esse problema é desligar a própria internet, com o objetivo de manter o foco nos estudos. As juventudes também se sentem desatentas ao estudar por meio de grupos, online ou presenciais, preferindo um estudo mais individualizado. Não foram identificados elementos de distinção social significativos entre os jovens e as escolas. O estudo concluiu que as juventudes das classes populares e que estudam na rede pública podem, por meio do uso das TIC, ter acesso ao capital cultural cobrado pelos exames de seleção, mesmo que a realidade dos estudantes esteja inserida em uma sociedade marcada pelas desigualdades sociais. Para tal, é necessário que estes sujeitos tenham um estudo orientado e organizado. |
Résumé: | Cette recherche vise à analyser et à expliquer comment les étudiants de troisième année du secondaire utilisent des outils pédagogiques mis à leur disposition grâce aux TIC pour la préparation d’examens destinés à sélectionner des établissements d’enseignement supérieur publics. Pour ce faire, il était nécessaire d'identifier les outils pédagogiques et technologiques les plus utilisés par les étudiants comme support des examens de sélection et de décrire leurs modes d'appropriation; identifier les difficultés des élèves à utiliser ces outils pour étudier et les tactiques qu’ils créent pour les surmonter; et pour vérifier s'il existe des éléments de distinction sociale parmi les étudiants, d'influences du capital culturel, en considérant le processus d'utilisation des TIC comme un élément différentiel ou non dans la préparation aux examens publics de sélection des établissements d'enseignement supérieur. Le cadre théorique est divisé en trois parties: premièrement, une discussion avec des auteurs tels que Oliveira et al. (2015), Lemus (2017), Galán (2012) et Duchâteau (1996) sur l'importance des TIC dans la vie quotidienne des jeunes dans la société et dans l'enseignement secondaire. Ensuite, une réflexion sur le concept de jeunesse est faite à la lumière des études de Bourdieu (1978, 1983, 1986, 1992, 200), Setton (2002), Pais (1990) et d’autres chercheurs. Il a également insisté sur la nécessité de discuter du concept de distinction sociale avec des auteurs tels que Bourdieu (1973), Huang et Liang (2016), Catani et al. (2017), Lopes et Evangelista (2017), Resende (2017) et Dalal (2016). Ainsi, 463 étudiants inscrits dans quatre écoles publiques au DF, connues pour approuver les étudiants à l’UnB, ont participé à l’étude. Les instruments de recherche consistaient en l'application de questionnaires aux étudiants et en la réalisation d'entretiens semi-structurés avec sept étudiants approuvés aux examens de sélection. Ce travail est basé sur la méthodologie Reflexividade Reflexa de Bourdieu. Les hypothèses interprétatives avancées étaient que les étudiants avaient comme base d'étude le manuel imprimé, faisant de l'utilisation des TIC un outil pédagogique complémentaire. Il a également été supposé que les jeunes préfèrent une étude plus individualisée. En outre, il a été supposé qu’il n’y avait pas d’éléments de distinction sociale importants en ce qui concerne le montant de capital culturel des participants. Les résultats montrent qu'ils ont accès aux TIC et les utilisent comme outils pédagogiques, mais pas nécessairement pour les examens de sélection. Ils n'utilisent pas non plus le manuel comme base d'étude, préférant utiliser Internet pour mener des recherches et d'autres activités scolaires. La difficulté la plus souvent citée par les étudiants lors de leurs études en TIC est la quantité exacerbée d’informations sur Internet, qui les disperse. L'une des tactiques les plus utilisées pour résoudre ce problème consiste à éteindre Internet lui-même, afin de rester concentré sur les études. Les jeunes se sentent également négligés lorsqu'ils étudient dans des groupes en ligne ou en face à face, préférant une étude plus individualisée. Aucun élément significatif de distinction sociale n'a été identifié entre les jeunes et les écoles. L'étude a conclu que les jeunes des classes populaires qui étudient dans le réseau public peuvent, grâce aux TIC, avoir accès au capital culturel demandé par les examens de sélection, même si la réalité des étudiants est insérée dans une société marquée par des inégalités sociales. . Pour cela, il est nécessaire que ces sujets aient une étude orientée et organisée. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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