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dc.contributor.advisorAbrahão, Júlia Issy-
dc.contributor.authorPinto, Rodrigo Mendes-
dc.date.accessioned2020-02-05T19:09:03Z-
dc.date.available2020-02-05T19:09:03Z-
dc.date.issued2020-02-05-
dc.date.submitted2019-05-24-
dc.identifier.citationPINTO, Rodrigo Mendes. Arquitetura e socioeducação: a operação como modificadora do espaço. 2019. 106 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36810-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO estudo analisa a relação entre os usuários e o espaço de uma Unidade de Internação a partir das intervenções (geométricas, funcionais e/ou topológicas) realizadas. Buscamos contribuir para a possibilidade de ressocialização dos adolescentes internados e discutir a efetividade dos achados para a política socioeducativa. Para tanto, articulamos a Arquitetura e a Ergonomia, mergulhando na rotina de uma UI e anseios de seus usuários. Sob o lastro da socioeducação, percebemos que as alterações não possuem, como linha central, a melhora no desempenho socioeducativo da edificação. Pelo contrário, na maior parte dos achados, as alterações prejudicaram a capacidade socioeducativa do espaço, eliminando possibilidades ou restringindo o uso.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleArquitetura e socioeducação : a operação como modificadora do espaçopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolítica socioeducativapt_BR
dc.subject.keywordArquitetura - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordUnidade de internaçãopt_BR
dc.subject.keywordRelação usuário-espaçopt_BR
dc.subject.keywordRessocializaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The study analyzes the relationship between users and environment in socioeducational facilities – UI, from the interventions (geometric, functional and / or topological) performed. In this, we articulate the Architecture and the Ergonomics, to penetrate in the routine of a UI and the yearnings of its users. Under the influence of socio-educational public policy, we noticed that the changes do not have, as a central line, the improvement in the socio-educational performance of the building. On the contrary, in most of the findings, the alterations impaired the socio-educational capacity of the space, eliminating possibilities or restricting the use.pt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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