Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Müller, Fernanda | - |
dc.contributor.author | Marques, Rafaela Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-06T17:54:11Z | - |
dc.date.available | 2020-02-06T17:54:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-06 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-01 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Rafaela Nunes. “É tudo culpa do recreio”: crianças em interação social. 2019. 200 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36824 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investigações sobre interação criança-criança têm se revelado potentes em compreender a
infância (PEDROSA; SANTOS 2009; GOODWIN, M., 1997; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011).
No entanto, quase não encontramos grupos de crianças em praças, ruas e parquinhos dos
grandes centros urbanos. Durante o recreio escolar as interações de crianças ocorrem
abundantemente. A tese apresenta como objeto de pesquisa as interações de crianças no recreio
escolar e parte do argumento de que, enquanto interagem, crianças mobilizam um repertório
linguístico que lhes garante vantagem nas disputas, reinterpretações das regras e convivência
social. Esta investigação pretendeu estender o alcance que os estudos de interação, sobretudo
na infância, têm tido no Brasil, ao propor uma abordagem que relacionou os campos da
Linguística, da Antropologia, da Sociologia e da Educação. A pesquisa teve como objetivo
geral compreender a experiência das crianças enquanto interagem no recreio escolar, sobretudo,
mediadas por jogos de regras. E, como objetivos específicos: descrever o recreio escolar e sua
organização social como produto de práticas interacionais situadas; analisar e contrastar a
interação de crianças durante o jogo de totó a partir de relações de gênero; investigar os usos
da linguagem durante a interação de crianças no jogo de totó; compreender o significado
cultural que as crianças atribuem às regras durante as partidas do jogo de totó; analisar quadros
de interação do jogo de totó na perspectiva da fala-em-interação social. A orientação teóricometodológica
apoiou-se nos estudos de Erving Goffman. A partir dessa perspectiva, o recreio
passou a ser visto como uma “situação social”. Grupos de crianças envolvidos em jogos e
brincadeiras foram considerados “encontros sociais” (GOFFMAN, 2010). Outros aportes
teóricos utilizados foram a fala-em-interação social (KOCH, 2015; RIBEIRO; GARCEZ,
[1972] 2002); e a socialização da linguagem (DURANTI; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011;
GOODWIN; KYRATZIS, 2011). O estudo foi etnográfico e realizado em uma escola pública
dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Vila do Boa, localizada na Região Administrativa
de São Sebastião, Distrito Federal. Os participantes foram as crianças que pertenciam ao turno
matutino da escola. A pesquisa contou com a observação prolongada do recreio escolar.
Crianças em interação durante o jogo de totó também foram acompanhadas, filmadas e
audiogravadas. Após o registro do encontro social, foi realizada a microanálise dos dados.
“Quadros” de interação (GOFFMAN, 2012) das crianças durante as partidas do totó foram
transcritos e analisados à luz da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS;
SCHEGLOFF; JEFFERSON, 2003). Com esta investigação pretendi apresentar uma etnografia
da comunicação das interações de crianças no recreio escolar, ressaltando o encontro do jogo
de totó. O recreio escolar manifestou-se como tempo-espaço propício para interação de pares
que é influenciada pela cultura escolar e a cultura material. As interações de crianças no jogo
apontaram para a importância da participação e competitividade feminina; a reinterpretação das
regras; e o papel da linguagem nas afiliações e exclusões de pares. A interação face-a-face de
crianças revelou um arranjo discursivo diferenciado, no qual a sequência envolvida nos gestos
foi tão produtiva quanto a tomada de decisão verbal, e ambos colaboraram na construção da
organização social das crianças durante a ação do jogo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | “É tudo culpa do recreio” : crianças em interação social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação criança-criança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recreio escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Repertório linguístico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância - aspectos sociais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Researches on child-to-child interactions have proved effective in understanding childhood
(PEDROSA; SANTOS, 2009; GOODWIN, M., 1997; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011).
However, we hardly find children's groups at plaza, streets and playgrounds in the main urban
centers. While during the school break the children interactions occur abundantly. Having said
that, this paper has as research objective the children interactions during the school break as
well as part of the argument that, while interacting, they use a linguistic repertoire that grants
them an advantage in disputes, rules reinterpretation and social interaction. This research aimed
to extend the scope that the interaction studies have had in Brazil, especially in childhood, by
proposing an approach that combined fields of Linguistics, Anthropology, Sociology and
Education. This study had as general objective to understand the children experience while
interacting in school break, especially when guided by game rules, and as specific objectives:
to describe the school break and its social organizations as situated interactional practices
products; to analyze and contrast children interaction during the foosball game based on gender
relations; to investigate the usage during their interaction in the foosball as well as understand
the cultural meaning the children give to the rules during the foosball match, and, finally, to
analyze the interaction frames of the game from the social talk-in-interaction perspective. The
research theoretical-methodological orientation was based on Erving Goffman's studies; and
from this perspective, the school break has been seen as a "social situation" and the groups of
children who were involved in games were considered as "social encounters" (GOFFMAN,
2010). Other theoretical approaches used as theoretical basis were the social talk-in-interaction
(KOCH, 2015; RIBEIRO; GARCEZ, [1972] 2002); and the language socialization
(DURANTI; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011; GOODWIN; KYRATZIS, 2011). The study was
ethnographic and carried out in an elementary public school, in Vila do Boa, located in the
Administrative Division of São Sebastião, Federal District. The participants were children from
the day shift of the school. The present research relied on the school break long-term
observation and children interacting during the foosball game were monitored, filmed and
recorded. After registering the social meeting, a micro-analysis of the collected data was carried
out. Children's interaction "frames" (GOFFMAN, 2012) during the foosball match were
transcribed and analyzed based on the Ethnomethodological Conversation Analysis (SACKS;
SCHEGLOFF; JEFFERSON, 2003). With this research I intended to show an ethnography of
children's interactions communication at school break, focusing on the foosball game match.
The school break demonstrated to be a favorable space-time for pair interaction influenced by
both school and material culture. The children's interaction during the game showed the
importance of female participation and competitiveness; the rules reinterpretation and the
language role in the peers joining and leaving. The face-to-face interaction of children has
shown a unique discursive arrangement, in which the sequence involved in the gestures was as
productive as the verbal decision-making, and both have contributed to the construction of the
children's social organization during the gameplay action. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Investigaciones sobre interacción niño-niño se han revelado potentes en comprender la niñez
(PEDROSA; SANTOS, 2009; GOODWIN, 1997; OCHS; SCHIEFFELIN, 2011). Sin
embargo, casi no encontramos grupos de niños en plazas, calles y parques infantiles de grandes
centros urbanos. Durante el recreo escolar las interacciones de niños ocurren abundantemente.
La tesis presenta como objetivo de investigación las interacciones de niños en el recreo escolar
a partir del argumento de que, mientras interaccionan, niños movilizan un repertorio lingüístico
que les garantiza ventajas en las disputas, reinterpretaciones de las reglas y convivencia social.
Esta investigación pretendió extender el alcance que los estudios de interacción, sobretodo en
la niñez, han tenido en Brasil, al proponer un abordaje que ha relacionado los campos de
Lingüística, de Antropología, de Sociología y de Educación. La pesquisa tuvo como objetivo
general comprender las experiencias de los niños mientras interaccionan en el recreo escolar,
principalmente, mediadas por juegos de reglas. Y, como objetivos específicos: describir el
recreo escolar y su organización social como producto de prácticas de interacción situadas;
analizar y contrastar interacción de niños durante el juego de futbolín a partir de relaciones de
género; investigar los usos del lenguaje durante una interacción de niños en el juego de futbolín;
comprender el significado cultural que los niños atribuyen a las reglas durante los partidos del
juego de futbolín; analizar los cuadros de interacción del juego de futbolín desde una
perspectiva del habla en interacción social. La orientación teórico-metodológica se apoyó en
los estudios de Erving Goffman. A partir de esa perspectiva, el recreo pasó a ser visto como
una "situación social". Los grupos de niños involucrados en juegos y juguetes fueron
considerados "encuentros sociales” (GOFFMAN, 2010). Los otros aportes teóricos utilizados
fueron el habla en interacción social (KOCH, 2015; RIBEIRO; GARCEZ, [1972] 2002); y la
socialización del lenguaje (DURANTI, OCHS, SCHIEFFELIN, 2011; GOODWIN,
KYRATZIS, 2011). El estudio fue etnográfico y realizado en una escuela pública de Enseñanza
Primaria, en Vila do Boa, ubicada en la Región Administrativa de São Sebastião, Distrito
Federal. Los participantes fueron los niños que pertenecían al turno matutino de la escuela. La
investigación contó con la observación prolongada del recreo escolar. Los niños en interacción
durante el juego de futbolín también fueron acompañados, filmados y audiograbados. Después
del registro del encuentro social, se realizó el microanálisis de los datos. Los “cuadros” de
interacción (GOFFMAN, 2012) de los niños durante los partidos del futbolín fueron transcritos
y analizados a la luz del Análisis de la Conversación Etnometodológica (SACKS,
SCHEGLOFF, JEFFERSON, 2003). Con esta investigación pretendí presentar una etnografía
de la comunicación de las interacciones de niños en el recreo escolar, resaltando el encuentro
del juego de futbolín. El recreo escolar se manifestó como tiempo-espacio propicio para la
interacción de pares que es influenciada por la cultura escolar y la cultura material. Las
interacciones de niños en el juego apuntaron a la importancia del uso de la multimodalidad en
las disputas; la participación y la competitividad femenina; la reinterpretación de las reglas; y
el rol del lenguaje en las afiliaciones y exclusiones de pares. La interacción cara a cara de niños
reveló una disposición discursiva diferenciada, en la cual la secuencia involucrada en los gestos
fue tan productiva cuanto la tomada de decisión verbal; y ambos colaboraron en la construcción
de la organización social de los niños durante la acción del juego. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|